segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A arte como potência de mudança

FLÁVIA MEMÓRIA É MESTRE EM LITERATURA PELA UFSC. FOTO: ARQUIVO PESSOAL


As oficinas do Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar têm trazido a público figuras referenciais das artes, na perspectiva de repensar seu legado à luz de práticas contemporâneas. É o caso de Georges Bataille, cuja teoria do erotismo já foi objeto da oficina Corpos Ficcionais, com o escritor e pesquisador Eduardo Jorge. Bataille serve de mote para uma nova atividade: a oficina Bataille e Pasolini: propostas eróticas para diálogos malditos, a ser ministrada pela escritora e pesquisadora Flávia Memória. A oficina acontece entre 13 e 17 de dezembro, em local ainda a definir. Os encontros se realizarão entre 18 e 21 horas.

Segundo Flávia, o curso vai ressaltar o diálogo entre os postulados de uma teoria do erotismo desenvolvida por Georges Bataille e o projeto de reconstrução da história através da realidade-linguagem, reproduzida no que Pier Paolo Pasolini irá denominar cinema de poesia. A partir dessa aproximação, Flávia pretende evidenciar "a arte como o deslocamento do entre que marca o ser-com de nossa comunidade linguística".

Nessa perspectiva, a arte é pensada como sendo capaz de devolver potência à realidade, negando, portanto, um papel neutralizador. "É preciso antes pensá-la como uma força que atravessa (e, portanto, que escapa ao controle de uma tradição fundada por um referente) o pensamento, o mundo, os corpos, a linguagem; como um modo de eternizar a busca pelo outro, ou melhor, abrir-se à sua vinda, pois é somente na afetação recíproca, sob o viés de uma experiência possível, que ação e conhecimento potencializam a recriação, pela arte, de uma história coletiva", diz a pesquisadora.

Flávia Bezerra Memória é escritora e pesquisadora. Possui bacharelado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e título de Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolveu atividades de pesquisa com ênfase no tópico Textualidades Contemporâneas.

Serviço
Bataille e Pasolini: propostas eróticas para diálogos malditos, ministrada por Flávia Memória
De 13 a 17/12, em local a definir.
De 18h30 às 21h30.

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário