quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Inscrições abertas para Crítica hoje, com Heloísa Buarque de Hollanda

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Heloísa Buarque de Hollanda ministra a oficina Crítica Hoje, no próximo dia 4, no Alpendre (Rua José Avelino, 515), de 9 às 12 horas. As inscrições estão abertas. Baixe a ficha de inscrição e a envie para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br.

Seguem mais informações sobre a oficina.

Crítica Hoje
Ministrada por Heloísa Buarque de Hollanda

Oficina Teórica de crítica (40 vagas).
Local: Auditório Dragão do Mar – 9h às 12h.
Público-alvo: interessados em geral.

Os paradigmas críticos que dispomos começam a mostrar sinais de obsolecência. Tanto os novos sujeitos, vozes e dicções que emergem com força substantiva na cena artística e literária quanto o universo radicalmente descentralizado da internet apresentam discursividades inéditas para as quais os modelos teóricos e metodológicos tradicionais não oferecem operacionalidade suficiente. Por sua vez, um novo corpus critico ainda não se consolidou no panorama da critica e da teoria de cultura contemporâneas. Esta oficina pretende abordar esse impasse e procurar “saídas emergenciais” para a compreensão dos novos fenômenos culturais pós–globalização.

Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Possui graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1961), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979). Atualmente é Professora Titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea do Forum de Ciência e Cultura, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É diretora da Editora aeroplano e consultoria e d´O Instituto de Projetos e Pesquisa, e autora de vários livros. Seus artigos e palestras recentes privilegiam a cultura produzida nas periferias das grandes cidades e a cultura digital.

Um comentário:

  1. Primeiro quero parabenizar a equipe que organizou a palestra e a oficina com Heloísa Buarque.A oficina, por sinal, pode nos aproximou da estudiosa sobre literatura. Foi um momento muito rico para mim que sou estudante de letras.

    Até o próximo encontro.

    Francisco Saldanha

    ResponderExcluir