segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Para entender o mercado de arte brasileiro


A GALERIA GRAVURA BRASILEIRA, EM SÃO PAULO: CASO DE SUCESSO. FOTO: DIVULGAÇÃO

As estratégias de inserção e expansão da arte no mercado. Essa é a pauta do Seminário “Experiências inovadoras no mercado de arte brasileiro”, que acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro, no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154). A programação contará com a presença de Eduardo Besen, da Galeria Gravura Brasileira (SP), Mariana Pabst Martins, da Galeria Choque Cultural (SP) e Max Perlingeiro, da Pinakotheke Cultural (RJ/SP/CE). Sintonizados com a informação e a economia do mercado de arte, os três galeristas de reconhecida atuação na cena nacional abordarão questões de interesse para artistas, colecionadores, curadores, estudantes e amantes da arte. 

A programação se inicia nesta terça (7), às 9 horas, com a palestra de Eduardo Besen, um dos fundadores da Galeria Gravura Brasileira (SP). Ele fará um relato de experiência do trabalho na Galeria, que se tornou referência nacional na área de gravura. No dia 8, quarta-feira, Besen volta ao Sobrado para realizar leitura de portfólios, a partir de 9 horas. No mesmo dia, às 14 horas, o editor empresário Max Perlingeiro ministra a palestra "Arte e Educação - uma parceira de sucesso". Perlingeiro criou em 1980 e a primeira editora especializada em livros de arte brasileira, a Edições Pinakhoteke, que publica obras de cunho educacional.

Já na quinta e sexta-feira (9 e 10), a partir de 9 horas, a galerista Mariana Martins fala sobre a experiência da galeria Choque Cultural, em São Paulo. A Choque Cultural é uma galeria alternativa, cuja principal missão é aproximar o público jovem das artes plásticas, incentivando o colecionismo, produzindo conhecimento e promovendo intercâmbios. Desde a sua fundação, criou um importante network global, entre galerias, artistas e colecionadores. No sábado, às 9 horas, Mariana Martins fará leitura de portfólios, encerrando o evento.

O Seminário integra a programação de seminários críticos do Programa Arte e Território, desenvolvido pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Programa busca discutir os processos de subjetivação nos dias de hoje e as relações que derivam deles.

Veja a programação completa:

07/12 

8h30 - Café da manhã.
9h às 17h30 - Eduardo Besen e a Galeria Gravura Brasileira (SP)

08/12

8h30 - Café da Manhã.
9h às 12h - Eduardo Besen - leitura de portifólios.
14h às 17h30 - Max Perlingeiro - “Arte e Educação – uma parceria de sucesso”.

09 e 10/12

8h30 - Café da Manha.
9h às 17h30 - Mariana Martins e a Galeria Choque Cultural

11/12

8h30 - Café da Manhã.
9h às 12h – Mariana Martins – Leitura de portifólios.

Serviço
Seminário “Experiências inovadoras no mercado de arte brasileiro”
De 7 a 10/12, no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154)
De 8h30 às 17h30

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário