sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pedagogia a partir da arte

A arte pode servir aos processos de ensino-aprendizagem? Muitos educadores têm provado que sim, ao se utilizarem de ferramentas como a Arte Pública. Para os interessados em desenvolver ações e aperfeiçoar conhecimentos nessa área, o Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar e Arte e Cultura abre inscrições para a oficina Modos de Fazer: Arte Pública de Intervenção Comunitária. O artista visual David da Paz ministra a oficina a partir desta segunda-feira (29), na Capitania de Arte e Cultura do Centro Dragão do Mar.

Em dois módulos, a oficina tem com objetivos desenvolver ferramentas conceituais e práticas para desencadear devires em direção de um plano educacional que visa novos movimentos curriculares. A ideia é partir de intervenções colaborativas onde a ação sócio-pedagógica é gerada por dispositivos de Arte Pública. David também fará um panorama de práticas artísticas que contribuem com a Educação não-formal e popular, passando pela Arte Pública, a Arte Crítica, a Intervenção Urbana, e a ação direta.

O Módulo I, que se inicia dia 29, tem como abordagem o estudo teórico: leitura de textos e exibição de vídeos e fotografias pautados por esclarecimentos conceituais. O segundo módulo da oficina se inicia em 6 de dezembro.

O programa de estudo da oficina inclui tópicos como o urbanismo e a transformação da cidade, espaço público, arte pública no Brasil e intervenção comunitária. A oficina é aberta a interessados em geral.

Serviço
Modos de Fazer: Arte Pública de Intervenção Comunitária, ministrada por David da Paz (20 vagas)

De 29/11 a 03/12, na Capitania de Arte e Cultura (Rua Almirante Tamandaré – Praia de Iracema - em frente à Rádio O POVO CBN)
De 18h30 às 21h30

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário