sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Para escrever (e desenhar) a própria história

RAMON E FERNANDA DESTACAM FACILIDADE NA PRODUÇÃO DE ZINES. FOTO: DIVULGAÇÃO

Há mais de 80 anos, o fanzine tem servido para expressar os pensamentos e a criatividade de gente do mundo inteiro, sobretudo de jovens. O formato permite controle total dos conteúdos, do projeto gráfico e da circulação. Essas razões, aliadas ao baixo custo de produção, fizeram do fanzine um emblema da cultura independente inspirada no lema punk "Faça você mesmo".

Esse mundo cheio de possibilidades aberto pelo fanzine será revelado ao longo da oficina Narrativas Urbanas Ilustradas em Zines, que se inicia na próxima terça-feira (16), na Capitania de Arte e Cultura do Centro Dragão do Mar. Os encontros acontecem entre 18h30 e 21h30. O primeiro módulo, mais dedicado às questões narrativas, será ministrado pela escritora e arte-educadora Fernanda Meirelles. Já o segundo, a cargo do desenhista e jornalista Ramon Cavalcante, dará mais atenção às linguagens visuais de uso possível no fanzine.

Durante o curso, os ministrantes vão apresentar exemplos de experiências narrativas voltadas para a vida urbana, e estimular produção de obras a partir das vivências de cada participante. O curso é aberto a todos os interessados, sejam eles fanzineiros ou não.

Os instrutores lembram que, para fazer fanzine, não é preciso ser especialista em texto ou desenho, nem dispor de muitos recursos. Zines geralmente se propagam por meio de fotocópias, e não seguem um padrão de formato ou tamanho, cabendo assim na intenção - e no orçamento - de cada autor. Os princípios básicos, ressaltam Fernanda e Ramon, são boas ideias, curiosidade e disposição para trabalho em grupo, já que, em muitos casos, o "zineiro" acaba agregando leitores e colaboradores.

Ramon Cavalcante é desenhista e jornalista. Fernanda Meireles é escritora e arte-educadora. Ambos se conheceram fazendo fanzines na Cidade Solar e lançaram juntos a coleção de placas Cidades Internas em março de 2010.

Serviço
Narrativas Urbanas Ilustradas em Fanzines (20 vagas)

De 16 a 19/11 (Módulo I) e de 22 a 26/11 (Módulo II), na Capitania de Arte e Cultura (Rua Amirante Tamandaré – Praia de Iracema - em frente à Radio O POVO CBN)
De 18h30 às 21h30

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário