sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Diálogo com Georges Bataille

 BATAILLE: OBRA É DIVERSA E INFLUENTE. FOTO: DIVULGAÇÃO

A obra e o pensamento do escritor francês George Bataille (1897-1962) revelam sua atualidade a partir do debate de temas como o erotismo, a transgressão e o sagrado. Uma revisão do legado do artista será feita pelo escritor e pesquisador Eduardo Jorge, na oficina Corpos Ficcionais: Georges Bataille, que A oficina se inicia nesta segunda-feira, 29, e segue até 3 de dezembro.

A proposta do curso é fazer uma apresentação da obra de Georges Bataille e analisar seus desdobramentos literários, críticos e estéticos, contextualizando o autor frente ao pensamento teórico pós-estruturalista, em autores e teóricos onde o pensamento e a escrita estão em estreito contato. Além disso, Bataille será situado frente a um saber visual que permanece na literatura e nas artes contemporâneas.

A oficina teórica acontece na Capitania de Arte e Cultura do Centro Dragão do Mar, e é aberta a interessados em geral. As aulas acontecem entre 18h30 e 21h30. As inscrições são gratuitas.

Georges Bataille é considerado um dos mais originais e polêmicos artistas do século 20. Sua obra trata de questões tão diversas quanto o erotismo, a experiência estética no âmbito do surrealismo e os movimentos radicais de esquerda. Influenciou teóricos como Jean Baudrillard, Gilles Deleuze e Felix Guattari. É autor de livros como "A História do Olho" e "O Erotismo".

Eduardo Jorge é escritor e pesquisador. Possui bacharelado em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É mestre em Estudos Literários (Teoria da Literatura) e doutorando em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Serviço
Corpos Ficcionais: Georges Bataille (20 vagas)

De 29/11 a 03/12, na Capitania de Arte e Cultura (Rua Almirante Tamandaré – Praia de Iracema - em frente à Rádio O POVO CBN)
De 18h30 às 21h30

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário