sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A imagem alheia às fronteiras

SOLON, EM IMAGEM "DO SÉCULO PASSADO". FOTO: DIVULGAÇÃO

Hibridismo e diluição de barreiras entre linguagens fornecem o mapa por meio do qual as artes contemporâneas vem trilhando seus caminhos. Não é diferente com a fotografia, que evolui em direção ao fim de um "ciclo de criação", conforme aponta o artista visual, professor e curador Solon Ribeiro. Ele vai oferecer um amplo panorama das correntes artísticas e discussões ligadas à fotografia durante a oficina A Fotografia nas Artes Visuais, que se inicia na próxima terça-feira (16), e prossegue até o dia 19. A atividade, gratuita, acontece na Capitania de Arte e Cultura do Centro Dragão do Mar, entre 14 e 17 horas.

O curso visa discutir a estética da fotografia não-documental e sua evolução até a fotografia contemporânea, abordando diálogos que se efetuaram com outras formas artísticas na busca da invenção de uma nova arte. O programa parte da Fotografia Dadaísta e segue com os seguintes temas: Fotografia Surrealista, A Fotografia no movimento Pop Arte, Fotografia conceitual, Foto instalação e Identidade/Não identidade: A Fotografia Hoje.

Solon explica que, no final dos anos 70, os termos "apropriação" e "apropriacionismo" surgem para agrupar a produção de artistas que usavam a fotografia para explicitar e dar conta da proliferação de imagens veiculadas pelos meios de comunicação e sua influência no imaginário popular. Essa ideia repercute o conceito de colecionismo, usado por muitos artistas como estratégia para desestruturar as ideias de arte instituída.

Solon Ribeiro é artista visual, professor e curador. Formou-se em Comunicação e Arte pela L’École Superieure Des Artes Décoratifs, de Paris, em 1990. É autor do livro "Lambe-Lambe - Pequena Historia da fotografia popular".

Serviço
A Fotografia nas Artes Visuais

De 16 a 19/11, na Capitania de Arte e Cultura (Rua Amirante Tamandaré – Praia de Iracema - em frente à Radio O POVO CBN)
De 14 às 17 horas

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário