quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Teatro na teoria e na prática

JOSÉ FERNANDO DE AZEVEDO (FOTO) FAZ DOBRADINHA COM LUCIANNE GUEDES. FOTO: MARINA CAVALCANTE

Um intensivo para expandir técnicas e teorias em artes cênicas. Essa oportunidade estará à disposição de atores, diretores e interessados em geral a partir da próxima segunda-feira (22), com as novas oficinas de teatro ofertadas pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. As atividades acontecem no Salão de Dança do SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90C - Praia de Iracema).

O oficina "Jogo, Gesto e “Contradispositivos” – Trabalho sobre o texto Margem Abandonada, de Heiner Muller" será ministrada pelo dramaturgo, diretor de teatro e professor da Universidade de São Paulo José Fernando de Azevedo, e pela atriz, dramaturga e diretora Lucienne Guedes. A oficina é de cunho prático e terá encontros entre 13 às 17 horas.

Já a oficina "Teatro e grupos: teatralidade" será comandada por Azevedo de 18h às 21h. Pesquisador da dinâmica dos grupos teatrais, Azevedo diz enxergar um ponto de limite na atuação desses grupos, que tem a ver com o modelo de fomento por eles adotado, além da atual conjuntura do país.

"Tenho a impressão de que a gente vive um momento - e é isso que eu chamo de limite - que exige pensar outras formas de vinculação com a cidade, com o público, e portanto outras formas de manutenção. A questão econômica se impõe. O teatro de grupo, que ao discutir a sua condição, se interroga pelo sentido do Estado, é também um teatro que, a cada quatro anos tem que adequar aquilo que imagina que deva ser o Estado a um programa provisório ou efetivo de governo. Essa adequação é que nos impõe limites", afirma.

Vale lembrar que as duas oficinas podem ser feitas separadamente ou juntas. Ambas as atividades vão até o dia 26/11.

José Fernando de Azevedo é dramaturgo e diretor do Teatro de Narradores (SP), professor da Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em filosofia pela FFLCH (USP), foi um dos curadores do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo, do Itaú Cultural, entre 2006 e 2009.

Lucienne Guedes é atriz, dramaturga e diretora. Teve formação em teatro pela ECA-USP, além de formação em dança e música. Foi coordenadora e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André e professora convidada do CAC-ECA-USP. Foi atriz fundadora do Teatro da Vertigem e atuou em Paraíso Perdido como atriz e em Apocalipse 1,11 como dramaturgista. Atualmente, é dramaturga e atriz do Núcleo Argonautas, artista convidada da Cia.Livre no projeto África-Brasil e do Teatro de Narradores no projeto Depois do Desmanche. Também desenvolve projeto de pesquisa de mestrado na ECA-USP.

Serviço

Jogo, Gesto e “Contradispositivos” – Trabalho sobre o texto “Margem Abandonada”, de Heiner Muller oficina prática - ministrada por José Fernando de Azevedo (SP) e Lucienne Guedes (SP)

De 22 a 26/11, no SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90C - Praia de Iracema)
De 13h às 17h

Teatro e grupos: teatralidade - oficina teórica ministrada por José Fernando de Azevedo (SP)
De 22 a 26/11, no SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90C - Praia de Iracema)
De 18h às 21h

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do curso, mediante disponibilidade de vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário