quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A arquitetura dos sentidos

MAURÍCIO LEONARD MOSTRARÁ COMO O CORPO PODE SUGERIR ESPACIALIDADES. FOTO: REPRODUÇÃO

Para o senso comum, a arquitetura é feita de paredes, pisos, tijolos e toda a sorte de objeto. Mas é possível fazer arquitetura com o nosso corpo. Esse ponto de vista é defendido pelo arquiteto, professor universitário e artista do corpo Maurício Leonard, que ministra a oficina Corpo ambiente: Arquiteturas Dérmicas, entre os dias 22 e 24 de novembro, no Alpendre (Rua José Avelino, 495 - Praia de Iracema). Os encontros acontecerão entre 14 e 17 horas.

A oficina se baseia na pesquisa de Leonard sobre Arquiteturas Dérmicas, prática experimental de arquitetura que toma os sentidos e as dinâmicas corporais como estímulos para percepção e imaginação de espacialidades. As experiências buscam evidenciar a dinâmica e a sensorialidade corpórea como articuladora de proto-arquiteturas, que se enunciam como expansões da derme.

Proposições e procedimentos das artes do corpo e das artes visuais são utilizados como método para as atividades. Os exercícios investem no reconhecimento das arquiteturas que surgem entre os corpos dos participantes; e a partir das vivências e relações experimentadas, encaminham a construção de protótipos arquitetônicos efêmeros e temporais.

A oficina se destina preferencialmente aos artistas interessados em abordagens e práticas corporais, arquitetos, engenheiros civis e estudantes de artes cênicas.

Maurício Leonard é arquiteto e artista do corpo. Tem mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Núcleo de Pós Graduação da UFMG. Atualmente leciona no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, Ouro preto, Minas Gerais. Tem seu interesse voltado para interfaces entre as artes do corpo e arquitetura onde desenvolve a pesquisa "Arquiteturas Dérmicas". Tem formação em dança contemporânea e artes circenses. Atua também como artista visual.

Serviço
Corpo ambiente: Arquiteturas Dérmicas – ministrada por Mauricio Leonard/MG (20 vagas)

De 22 a 24/11, no Alpendre (Rua José Avelino, 515 - Praia de Iracema)
De 14h às 17h.

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário