sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Novas oficinas em novembro

O Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura divulga relação com novas oficinas confirmadas para o mês de novembro. Confira a seguir datas e mais detalhes:

22 a 24/11

Corpo ambiente: Arquiteturas Dérmicas, ministrado por Mauricio Leonard/MG – Oficina Teórico-prática de Dança e Artes Visuais. (20 vagas)


Local: Alpendre, 14h às 17h.
Público-alvo: Destina-se principalmente aos artistas interessados em abordagens e práticas corporais, arquitetos, engenheiros civis e estudantes de artes cênicas.

Corpo ambiente: Arquiteturas Dérmicas é uma prática experimental de arquitetura, que toma os sentidos e as dinâmicas corporais como estímulos para percepção e imaginação de espacialidades. As experiências buscam evidenciar a dinâmica e a sensorialidade corpórea como articuladora de proto-arquiteturas, que se enunciam como expansões da derme. Reunindo proposições e procedimentos das artes do corpo e das artes visuais, os exercícios investem no reconhecimento das arquiteturas que surgem entre os corpos dos participantes; e a partir das vivências e relações experimentadas, encaminham a construção de protótipos arquitetônicos efêmeros e temporais.

Maurício Leonard é Arquiteto e artista do corpo, mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Núcleo de Pós Graduação da UFMG, tendo concluído essa formação no primeiro semestre de 2008. Atualmente leciona no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, Ouro preto, Minas Gerais.Tem seu interesse voltado para interfaces entre as artes do corpo e arquitetura onde desenvolve a pesquisa "Arquiteturas Dérmicas". Nesse campo de estudos desenvolve abrigos-vestimentas para o corpo que criam  mediações entre os ambientes e seus contextos específicos. Tem formação em dança contemporânea e artes circenses. Participou de eventos como Rumos de Dança Itaú Cultural, Atelier du Monde ( Montpellier Danse), Bienal Sesc de Dança (Santos_SP), Entorno(SP), entre outros. Atua também como artista visual expondo seus trabalhos em algumas exposições como Vista Suspensa (SP), Control_C Control_V (Sesc Pompéia - SP), Ponto de fuga – Área Livre ( Memorial da América Latina), Corrosão (Muna – Uberlândia) e Escala 1/1 ( Palácio das Artes – MG).


22 a 26/11

Teatro e grupos: teatralidades.- Módulo I – Teórico, ministrado por José Fernando de Azevedo/SP (20 vagas)
 

Local: Sala de Dança do SESC SENAC Iracema, 13h às 17h
Público-alvo: atores e diretores.

22 a 26/11

Jogo, Gesto e “Contradispositivos” – trabalho sobre o texto “Margem Abandonada”, de Heiner Muller – Módulo II – Prático, ministrado por José Fernando de Azevedo/SP e Lucienne Guedes/SP (30 vagas)


Local: Sala de Dança do SESC SENAC Iracema, 18h às 21h
Público-alvo: atores, diretores e interessados em geral.

Ainda sobre a proposição de “um instituto sem espectadores” – teatralidade e experiência na sociedade do espetáculo.
 
José Fernando de Azevedo é dramaturgo e diretor do Teatro de Narradores (SP), professor da Escola de Arte Dramática da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em filosofia pela FFLCH (USP), foi um dos curadores do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo, do Itaú Cultural, entre 2006 e 2009.

Lucienne Guedes é atriz, dramaturga e diretora. Teve formação em teatro pela ECA-USP, além de formação em dança e música. Foi coordenadora e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André e professora convidada do CAC-ECA-USP. Foi atriz fundadora do Teatro da Vertigem e atuou em Paraíso Perdido como atriz e em Apocalipse 1,11 como dramatugista. Atualmente, é dramaturga e atriz do Núcleo Argonautas, artista convidada da Cia.Livre no projeto África-Brasil e do Teatro de Narradores no projeto Depois do Desmanche. Também desenvolve projeto de pesquisa de mestrado na ECA-USP.

29/11 a 03/12

Cultura popular para guias turísticos - ministrada por Graça Martins – Oficina teórica (20 vagas)


Local: Alpendre, 19h às 22h.
Público-alvo: Professores de Artes, Turismólogos, Guias de Turismo e Público em geral interessado em Turismo e Cultura Popular Tradicional.

O curso tem os seguintes objetivos: oportunizar a investigação e leitura das manifestações populares, contextualizando-as à sua historicidade; apresentar e discutir conceitos sobre Cultura Popular,  Folclore e Cultura de Massa; desenvolver a leitura sobre manifestações artísticas cearenses, a partir da concepção de conceitos de modernidade e pós-modernidade; identificar Fatos Folclóricos do Brasil e do Ceará; incluir no setor do turismo a vivência e o uso dos bens materiais e imateriais como artesanato, gastronomia, música, dança, religiosidade, dentre outros.

Graça Martins é nascida na cidade de Barbalha, na região do Cariri, conviveu muito cedo com a Cultura Popular Tradicional, no meio das Festas Populares do Cariri. Graduada em Letras e História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e Especialista em Cultura Folclórica Aplicada pelo IF CE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Concluiu o Curso de Extensão: Dança e Pensamento pela Universidade Federal do Ceará – UFC em parceria com a Secultfor. Foi dançarina do Grupo de Tradições Cearenses e atualmente dirige e atua no Grupo de Dança Tablado. Ministra aulas no Curso Técnico em Dança, Curso Técnico de Turismo, e Faculdade Darci Ribeiro. É professora de Flamenco e Danças Tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário