quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A vez dos cinquentões

Foi depois dos 50 anos de idade que o escritor português José Saramago produziu suas obras-primas. Ele é apenas um dentre tantos exemplos de pessoas que, após meio século de vida, abriram caminhos para além da prevista aposentadoria. Eles, os cinquentões, já são quase 20% dos trabalhadores das regiões metropolitanas do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A importância de estimular a criatividade e a produtividade nessa fase da vida motivou o Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar a ofertar a oficina Dançando com Maiores de 50, entre os dias 20 e 24 de setembro, no Sesc/Senac Iracema.

Como o título sugere, a atividade tem como público-alvo homens e mulheres com mais de 50 anos. A intenção da oficina é despertar o desejo de se movimentar além dos condicionamentos do cotidiano e além das limitações da idade. Com isso, os participantes poderão desfrutar de mais autonomia e bem-estar. Em outras palavras: sair da inércia, da acomodação e do sedentarismo.

A atividade será ministrada por Eliana Madeira, professora de dança contemporânea do Curso Técnico em Dança. Ela é graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e possui pós-graduação em Dança Elementar, em Colônia, na Alemanha.

Os encontros acontecem entre 15 e 17 horas, e a atividade, como todas as outras promovidas pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar, são gratuitas. Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição disponível aqui, e enviar para o email nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. São 20 vagas disponíveis para esta oficina.

Serviço
Dançando com Maiores de 50

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: Sesc/Senac Iracema
Período: 20 a 24/09
Horário: 15 às 17 horas

Inscrições gratuitas. Mais informações em http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nova oficina com Armando Menicacci

O Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura divulga mais uma oficina confirmada para o mês de setembro. Corpo e novas tecnologias com Isadora 1.3. Video em interactividade tempo real é o título da atividade que Armando Menicacci realizará entre 13 e 14 de setembro, de 9 às 13 horas, no Alpendre.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição (download aqui) e enviá-la para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Para esta oficina, os participantes deverão levar laptop. São 15 vagas disponíveis.

Segue abaixo um briefing da oficina.

Corpo e novas tecnologias com Isadora 1.3. Video em interactividade tempo real

Local: Alpendre
Período: 13 e 14/09
Horário:  9h às 13h

Nesse curso vamos dar uma introdução a Isadora 1.3 programa desenvolvidos por Mark Coniglio que permite o controle de qualquer coisa no espaço cénico partindo da corporeidade do interprete e/ou do espectador. Vamos aprender a simples programação desse programa com sensores ligados au corpo controlando o video, audio, luzes, vento, fumaça e outras ferramentas da cena em tempo real. Aprendendo a programação vamos também estudar sobre pontos teóricos ligados as poéticas tecnológicas: limiar (threshold), lógica desfocada (fuzzy logic), etc. Vamos também aprender a trabalhar com todo tipo de sensor para criar espectáculos ou instalações interactivas.

Armando Menicacci
Após seus estudos em dança  obteve um mestrado em musicologia e um doutorado sobre as relações entre a dança e as tecnologias numéricas na Universidade de Paris 8, onde fundou e dirige Médiadanse, laboratório de pesquisa, criação e pedagogia em dança e tecnologias numéricas. Ele é profesor de relações entre arte e novas medias na EMA, Ecole Media Art (www.emafructidor.com). Com Christian Delecluse, fundou digitalflesh : corpo, gesto e máquinas sensíveis (www.digitalflesh.org), um laboratório de pesquisas plásticas, musicais, cênicas e tecnológicas em torno do espetáculo vivo. Paralelamente à sua atividade de pesquisa e ensino, ele colabora, entre outros, com os coreógrafos Alain Buffard, Vincent Dupont, Rachid Ouramdame, Kondition Pluriel. Armando Menicacci desenvolve um trabalho de criação artística com as instalações interativas "Terra Incognita" (Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza, Brasil, 2005) e "Entrance" com Christian Delécluse (Paris, Observatório, 2006). Com  Alain Buffard, concebeu e realizou Under-score (site gerador de partituras de dança (www.under-score.info) que desenvolveu com Christian Delécluse em criação coreográfica: (Recife 2006, Paris 2007, Milão, Florianópolis, Istanbul, São Paulo, Praga 2008, Sevilla e Tunisi 2009).

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Entre roupas, músicas e segredos inconfessáveis

  RICARDO EM AÇÃO NO ESPETÁCULO PELO A MENOS NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Se cada corpo tem uma história, nada mais justo que pensar em cada corpo como portador de diversas coreografias possíveis, únicas. E como criar a partir das próprias lembranças, da própria biografia? O artista, pesquisador e produtor Ricardo Marinelli propõe métodos para potencializar esse tipo de processo criativo na Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica), uma das oficinas promovidas em setembro pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A oficina acontece entre 13 e 17 de setembro, no Alpendre - Casa de Arte, Pesquisa e Produção. Antes mesmo do início da residência, Marinelli já pede aos participantes que se revelem, em suas subjetividades, por meio de objetos pessoais como roupas, CDs e anotações de "segredos inconfessáveis", entre outros (a lista segue abaixo). Com esses pontos de partida, a oficina pretende começar a revelar elementos constituintes de autocoreografias, como Marinelli denomina.

A atividade funcionará como um laboratório destinado a performers, bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores em dança. A seleção se dará por meio de currículo, que deverá ser enviado junto com a ficha de inscrição (download aqui) para o email nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os encontros acontecerão sempre das 14 às 17 horas.

Ao longo de uma semana, a oficina-laboratório vai explorar estratégias para ampliar e desenvolver o potencial criativo e perceptivo do artista interessado em dança, corpo e movimento. Martinelli propõe investigar metodologias para diferentes processos de criação de coreografias.

Ricardo Marinelli é artista, pesquisador e produtor em arte contemporânea, trabalhando em diversos campos entre artes cênicas e visuais. Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), estudou dança em diversas instituições de Curitiba. Foi bolsista/residente da Casa Hoffmann (2004), onde pôde trabalhar com coreógrafos de diversos lugares do mundo. Foi professor de Dança e Filosofia na UFPR (2005-2006). Entre 2004 e 2009, recebeu cinco prêmios da Funarte para desenvolver suas peças, com as quais circulou por diversos festivais no Brasil, Alemanha, Peru, Uruguai, Martinica e Cuba.

Solicitações aos participantes

- roupas confortáveis;
- cadernetas, lápis ou caneta para escrever;
- sua peça de roupa mais antiga (ainda em uso) e sua peça de roupa mais nova;
- uma musica importante para você (em CD);
- um objeto que fale a respeito de uma característica importante de sua personalidade;
- um segredo inconfessável sobre si mesmo (por escrito);
- cinco fotos que considera representar importantes momentos de sua vida;

Serviço
Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica)

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: Alpendre
Período: 13 a 17/09
Horário: 14 às 17 horas

Inscrições gratuitas. Mais informações em http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Em busca das energias do corpo

Você sabe o que é cinesiologia? A palavra, de origem grega, designa a ciência que analisa os movimentos, sobretudo os do corpo humano. No Brasil, é conhecida como balanceamento muscular. Usualmente empregada com fins terapêuticos ou corretivos, ela pode ser uma aliada dos praticantes de dança.

É o que vai mostrar a professora baiana Márcia Santiago na oficina Cinesiologia Aplicada à Dança - O Corpo Respirando Movimento Inteligente, que acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, no Sesc/Senac Iracema. A oficina é gratuita e faz parte da programação do Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A cinesiologia vem se desenvolvendo desde os anos 1960, a partir do conhecimento sistematizado pelo médico quiropata norte-americano George Goodheart, embora as bases da ciência já existissem previamente - a cinesiologia reúne, na verdade, diversos métodos de cura tradicionais. Não por acaso, uma das influências mais pronunciadas da cinesiologia é a medicina chinesa.

Nesse sentido, um conceito básico é o de energia vital, que no corpo humano transita pelos chamados meridianos. A cinesiologia acredita ser capaz de medir essa energia com instrumentos adequados. Para essa ciência, a saúde de um indivíduo é determinada, para além dos processos corporais, por leis energéticas.

A oficina será uma breve introdução dos fundamentos cinesiológicos da anatomia do movimento parcial e total e da postura corporal estática e dinâmica da dança, aplicando técnicas corporais e respiratórias específicas utilizando acessórios como elásticos, flex ring, pesos e bolinhas.


Márcia Santiago tem Especialização (1990) e Licenciatura em Dança (1989) na Universidade Federal da Bahia. É certificada em Pilates pela Polestar Education/Physio Pilates em Pós-reabilitação e Fitness (2000) e em Gyrokinesis em (2007). Concursada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (1990), atuando na Escola de Dança da FUNCEB como coordenadora pedagógica no Curso de Educação Profissional em Dança e assistente de coreografia (1993/2003) e docente das disciplinas Cinesiologia Aplicada à dança, Pilates solo, dentre outros (1990/2010). Na Faculdade Social da Bahia, nos cursos de Educação Física e Artes Cênicas, ministrou as disciplinas Ritmo e Movimento, Teoria e Prática da Dança e Técnica Corporal I e II (2004/2008). É membro da Equipe Multidisciplinar do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas da UFBA (método Pilates). Foi membro e representante do Núcleo Salvador da daCi dance and Child internacional/ UNESCO (1994/2003). Diretora e professora do estúdio Physio Pilates em Vilas (2001/2010) e educadora credenciada da PhysioPilates/Polestar, para formação de professores de Pilates no Brasil e América do Sul (2002/2010).

Serviço
Cinesiologia aplicada à dança

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: SESC SENAC Iracema
Período: 13 a 17/09
Horário: 15 às 17 horas

Inscrições gratuitas. Mais informações em http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php

A literatura fora das páginas impressas

Vivemos uma era de transmidiações. Em outras palavras, nunca foi tão fácil transpor textos, imagens e sons para outros ambientes e mídias. Basta, em tese, uma ideia na cabeça e alguns equipamentos digitais. Nesse cenário, ganha relevância a reflexão sobre as "reescrituras" possíveis de um texto literário, por exemplo. Justamente aí está o mote da oficina Reverberações: imagens do texto, a ser ministrada pela mestre em Literatura Brasileira Fátima Souza, dentro da programação de setembro do Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar e Arte e Cultura.

Entre 13 e 17 de setembro, das 15 às 18 horas, a oficina vai propor um aprofundamento em textos literários transformados em outras peças artísticas. O público-alvo está em profissionais que trabalham com processos de leitura e escrita e com as demais linguagens artísticas. O local da oficina ainda está em aberto.

A oficina pretende se constituir num espaço para troca de ideias e informações sobre textos e outras mídias, exercitando a produção textual. A oficina será dividida em cinco fragmentos: palavra, som, luz, corpo e imagem.

Fátima Souza já atuou como professora em diferentes espaços de ensino, como leitora em projetos e instituições e na gestão pública da literatura.

Serviço
Reverberações: imagens do texto

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: a definir
Período: 20 a 24/09
Horário: 15 às 18 horas

Inscrições gratuitas. Mais informações em http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php

De modernismos e transgressões

 FLÁVIO NA EXPERIÊNCIA Nº 3: NOVAS ROUPAS PARA NOVAS ARTES

Quando se fala em modernismo, o mais óbvio talvez seja pensar em Mário de Andrade. Mas coube ao multifuncional Flávio de Carvalho o importante papel de levar sua geração para além das esferas tradicionalmente reservadas à arte. A importância de Carvalho - que atuou como arquiteto, engenheiro, cenógrafo, teatrólogo, pintor, desenhista, escritor, entre outros - motiva a realização da oficina Flávio de Carvalho e a invenção da arte contemporânea brasileira, entre os dias 13 e 17 de setembro, no Alpendre.

Promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar, a oficina será ministrada pela escritora, crítica de arte e professora universitária Veronica Stigger. O objetivo do curso é estudar a constituição das intervenções de Flávio de Carvalho, dentre as quais se destacam a Experiência nº 2, na qual ele andou em sentido contrário ao de uma procissão de Corpus Christi, e a Experiência nº 3, em que Flávio de Carvalho saiu às ruas com o que chamou de New Look: uma vestimenta refrescante, feita para o homem dos trópicos.

O artista foi capaz de muito mais. Flávio de Carvalho é da estirpe de artistas que praticavam a interdisciplinaridade bem antes desse conceito se tornar um modismo nos meios acadêmicos. Sem conceber limites entre as diversas manifestações artísticas, ele se lançou em empreendimentos como viajar à Amazônia para encontrar e estudar uma tribo de índios louros de olhos azuis e produzir um filme sobre a "deusa loura". Nas andanças, as pesquisas ganhavam contorno etnográfico.

Flávio de Carvalho foi um dos artistas estudados por Veronica em suas incursões acadêmicas. Ela é pós-doutora pela Universidade La Sapienza, em Roma, e pelo Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.

O curso ministrado por Veronica Stigger ainda investiga a noção de experiência na arte como um critério de compreensão das obras de clássicos como Hélio Oiticica, e de artistas mais jovens como Nuno Ramos e Lucia Koch.

 A MINISTRANTE DA OFICINA, VERONICA STIGGER

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas a partir da página http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php, na qual é possível baixar a ficha de inscrição. Ela deve ser enviada para o email nucleodeformacao@dragaodomar.org.br.

Veronica Stigger é professora da Pós-Graduação em História da Arte da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Como escritora de ficção, tem quatro livros publicados: três de conto, O trágico e outras comédias (Coimbra: Angelus Novus, 2003; Rio de Janeiro: 7Letras, 2004 e 2007 [2ª ed.]), Gran Cabaret Demenzial (São Paulo: Cosac Naify, 200 7) e Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010) e um infantil, Dora e o sol (São Paulo: 34, 2010).

Serviço
Flávio de Carvalho e a invenção da arte contemporânea brasileira
Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: Alpendre
Período: 13 a 17/09
Horário: 18h30min às 21h30min

Inscrições gratuitas. Mais informações em http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php

Mais oficinas em setembro

O Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura divulga a realização de duas novas oficinas em setembro. A saber: Flávio de Carvalho e a invenção da arte contemporânea brasileira, a ser ministrada pela escritora Verônica Stigger, e Reverberações: imagens do texto, a cargo de Fátima Sousa.

Confira abaixo a sinopse das oficinas e um currículo breve dos ministrantes.

Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição aqui e envie para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br

Flávio de Carvalho e a invenção da arte contemporânea brasileira

De 13 a 17/09
Local: Alpendre
Horário: 18h e 30min às 21h e 30min


Por meio da noção de experiência, Flávio de Carvalho levou a atividade artística a transbordar das esferas tradicionalmente reservadas à arte, conduzindo-a além mesmo dos novos espaços conquistados pelo modernismo. Se com a Experiência n° 2 (andar no sentido contrário ao de uma procissão de Corpus Christi, com chapéu à cabeça) bordejou a psicologia social e a antropologia, com a Experiência n° 3 (desfilar pelas ruas com um traje masculino concebido para os trópicos: o New Look) anexou a seu trabalho a história e a prática da moda e com a Experiência n° 4 (viajar à Amazônia para encontrar e estudar uma tribo de índios louros de olhos azuis e produzir um filme sobre a "deusa loura") somou a suas pesquisas a prática etnográfica. O objetivo desse curso é estudar o modo como se constituíram essas experiências e, num segundo momento, verificar se não seria possível compreender algumas manifestações da arte contemporânea brasileira por meio desta noção, a partir de um exame de certos trabalhos de Helio Oiticica e dos jovens Nuno Ramos e Lucia Koch.

Público-alvo: interessados em geral.

Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Tem doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre a relação entre arte, mito e rito na modernidade, enfatizando as obras de Mondrian, Malevitch, Schwitters e Duchamp. Possui pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), onde desenvolveu pesquisas sobre os mitos em Maria Martins e as experiências de Flávio de Carvalho. É professora da Pós-Graduação em História da Arte da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Como escritora de ficção, tem quatro livros publicados: três de conto, O trágico e outras comédias (Coimbra: Angelus Novus, 2003; Rio de Janeiro: 7Letras, 2004 e 2007 [2ª ed.]), Gran Cabaret Demenzial (São Paulo: Cosac Naify, 200 7) e Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010) e um infantil, Dora e o sol (São Paulo: 34, 2010). Seus contos foram traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês, o sueco, o inglês e o italiano.

Reverberações: imagens do texto

De 13 a 17/09
Local: a definir
Horário: 15h às 18h


A oficina trabalhará com textos literários transformados em outras peças artísticas como mote condutor das leituras, conversas, reescrituras e novos textos. Será um momento oportuno para trocar ideias e informações sobre textos e outras mídias, exercitando a produção textual.  A oficina será dividida em 5 fragmentos: palavra, som, luz, corpo e imagem.

Público-alvo: pessoas que já trabalham com a leitura e escrita seja no espaço do livro, da livraria, da escola, e com outras linguagens artísticas.

Fátima Souza é mestre em literatura brasileira pela UFC. Já atuou como professora em diferentes espaços de ensino, como leitora em projetos e instituições e na gestão pública da literatura. Gosta muito de dançar e inventar projetos combinando literatura e outras linguagens artísticas.