quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mais oficinas em setembro

O Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura divulga a realização de duas novas oficinas em setembro. A saber: Flávio de Carvalho e a invenção da arte contemporânea brasileira, a ser ministrada pela escritora Verônica Stigger, e Reverberações: imagens do texto, a cargo de Fátima Sousa.

Confira abaixo a sinopse das oficinas e um currículo breve dos ministrantes.

Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição aqui e envie para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br

Flávio de Carvalho e a invenção da arte contemporânea brasileira

De 13 a 17/09
Local: Alpendre
Horário: 18h e 30min às 21h e 30min


Por meio da noção de experiência, Flávio de Carvalho levou a atividade artística a transbordar das esferas tradicionalmente reservadas à arte, conduzindo-a além mesmo dos novos espaços conquistados pelo modernismo. Se com a Experiência n° 2 (andar no sentido contrário ao de uma procissão de Corpus Christi, com chapéu à cabeça) bordejou a psicologia social e a antropologia, com a Experiência n° 3 (desfilar pelas ruas com um traje masculino concebido para os trópicos: o New Look) anexou a seu trabalho a história e a prática da moda e com a Experiência n° 4 (viajar à Amazônia para encontrar e estudar uma tribo de índios louros de olhos azuis e produzir um filme sobre a "deusa loura") somou a suas pesquisas a prática etnográfica. O objetivo desse curso é estudar o modo como se constituíram essas experiências e, num segundo momento, verificar se não seria possível compreender algumas manifestações da arte contemporânea brasileira por meio desta noção, a partir de um exame de certos trabalhos de Helio Oiticica e dos jovens Nuno Ramos e Lucia Koch.

Público-alvo: interessados em geral.

Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Tem doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre a relação entre arte, mito e rito na modernidade, enfatizando as obras de Mondrian, Malevitch, Schwitters e Duchamp. Possui pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), onde desenvolveu pesquisas sobre os mitos em Maria Martins e as experiências de Flávio de Carvalho. É professora da Pós-Graduação em História da Arte da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Como escritora de ficção, tem quatro livros publicados: três de conto, O trágico e outras comédias (Coimbra: Angelus Novus, 2003; Rio de Janeiro: 7Letras, 2004 e 2007 [2ª ed.]), Gran Cabaret Demenzial (São Paulo: Cosac Naify, 200 7) e Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010) e um infantil, Dora e o sol (São Paulo: 34, 2010). Seus contos foram traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês, o sueco, o inglês e o italiano.

Reverberações: imagens do texto

De 13 a 17/09
Local: a definir
Horário: 15h às 18h


A oficina trabalhará com textos literários transformados em outras peças artísticas como mote condutor das leituras, conversas, reescrituras e novos textos. Será um momento oportuno para trocar ideias e informações sobre textos e outras mídias, exercitando a produção textual.  A oficina será dividida em 5 fragmentos: palavra, som, luz, corpo e imagem.

Público-alvo: pessoas que já trabalham com a leitura e escrita seja no espaço do livro, da livraria, da escola, e com outras linguagens artísticas.

Fátima Souza é mestre em literatura brasileira pela UFC. Já atuou como professora em diferentes espaços de ensino, como leitora em projetos e instituições e na gestão pública da literatura. Gosta muito de dançar e inventar projetos combinando literatura e outras linguagens artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário