terça-feira, 21 de setembro de 2010

eu / outro - relações - literatura / artes visuais, com Érica Zíngano

ÉRICA ZÍNGANO DISCUTIRÁ A AUTORIA EM TEXTOS LITERÁRIOS E PRODUÇÕES VISUAIS. FOTO: DIVULGAÇÃO

A mestranda em Letras pela Universidade de São Paulo e artista visual Érica Zíngano vai ministrar a oficina eu / outro - relações -  literatura / artes visuais, entre os dias 8 e 12 de novembro, de 18h30 às 21h30. O local ainda será anunciado.

As inscrições estão abertas. Você pode baixar sua ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para o email nucleodeformacao@dragaodomar.org.br.

Seguem mais detalhes sobre esta atividade:

"eu / outro - relações -  literatura / artes visuais"

Data: de 8/11 a 12/11, de 18h30 às 21h30

Local: Sesc/Senac Iracema (Rua Boris, 90 C).

Público: interessados em literatura e artes visuais em geral.

Descrição: o curso irá apresentar diferentes perspectivas, literárias e artísticas, para a abordagem do EU e do OUTRO a partir do século XX, quando a Modernidade passou a problematizar a questão da autoria. Serão privilegiados alguns autores portugueses, dentre os quais: Fernando Pessoa e heterônimos, Maria Gabriela Llansol e Gonçalo M. Tavares. Nas artes visuais, serão discutidos trabalhos de alguns artistas que se aproximaram dessas questões, como Marcel Duchamp, Dora Longo Bahia, Rosangêla Rennó, Yuri Firmeza, dentre outros.  Alguns dos tópicos que atravessarão nossas conversas também serão puxados pelas palavras: assinatura / comunidade / bairro / coletivo / identidade / relação / limite / corpo / apagamento / distância / diluição / multiplicação.

Érica Zíngano
É artista visual, graduou-se em Letras (Português-Francês-Literaturas) na  Universidade Federal do Ceará (1999-2004), onde também concluiu o Curso de Especialização em Estudos Literários e Culturais (2005-2006), pesquisando, sob o enfoque teórico de Roland Barthes, a escrita fragmentária de Clarice Lispector em Água Viva.  Atualmente, cursa o mestrado em Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo, estudando percursos do EU no drama-poesia  da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol (1931-2008), além de integrar a comissão editorial da Revista Desassossego (Revista eletrônica de alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Portugueses da Universidade de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário