sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Em busca do movimento inteligente

 
MÁRCIA EM AÇÃO: RESPIRAR MELHOR PARA VIVER MELHOR. FOTO: MARINA CAVALCANTE

A atividade do corpo e a teoria. As duas coisas não parecem combinar muito, num primeiro olhar. Afinal, para dançar basta poder se movimentar, ter vontade e alguma criatividade, correto? Nem tanto, ensina Márcia Santiago, especialista em Dança e certificada em Pilates. Para ela, o desafio é fazer do movimento uma construção que pode, sim, ser pensada - e aperfeiçoada - à luz dos avanços científicos.

Mas não de qualquer forma. "Teoria é sopinha de letra, você toma e aprende. A aplicabilidade dessa teoria é que é a grande questão. A cinesiologia trata disso, de você ter a capacidade de chegar e fazer correções, dominar esses conceitos biomecânicos, anatômicos, respiratórios. A importância disso pra ter uma postura eficiente, otimizada", argumenta a professora, que ministra, até esta sexta-feira (17), a oficina Cinesiologia aplicada à dança, no Sesc/Senac Iracema.

Na atividade, ela apresentou aos alunos fundamentos das teorias cinesiológicas, que advogam a reeducação postural por meio de técnicas corporais e respiratórias. Ao fim de uma das aulas, Márcia Santiago conversou com o blog sobre o potencial transformador da cinesiologia, tanto para profissionais da dança quanto para aqueles interessados apenas em ganhar qualidade de vida. Confira trechos.

Pergunta - Você acha que a cinesiologia é uma disciplina apta a promover mudanças de postura, de consciência do próprio corpo?

Márcia Santiago -
O que eu vou pegar com eles, os alunos, é exatamente isso. Eu não estou trabalhando com eles a cinesiologia dentro de uma técnica específica, para o balé ou outra coisa. Estou trabalhando a cinesiologia para o movimento. E para o movimento funcional, você tem esses corpos que se movem, independente do nível de formação, e a ideia é corrigir esses padrões de movimento. Se eu sou aluna, como me colocar? O que eu estou pegando de conteúdo é: respiração, o ato respiratório para a organização postural e para o movimento. O ato respiratório é cinquenta por cento da organização postural. Pela força hidráulica que ele promove, pela oxigenação... Vários sistemas que ela coloca em evidência.

Pergunta - As pessoas não sabem disso, não é?

Márcia -
A respiração é o primeiro e último ato de vida. Tudo é respiração. E como estou usando a respiração? Com técnicas específicas, como imobilização da coluna e fortalecimento de músculos e articulações, em cima de respiração. Foi a primeira aula. E mostrando como a organização postural pode acontecer por meio da respiração, mostrando outras técnicas, como o Pilates. Não existe respiração certa e errada. Existe o "para quê". Por qual motivo quero usar essa respiração: para facilitar o movimento, para organizar o movimento ou para desafiar o movimento, num caráter mais avançado, mais fitness.

Pergunta - Fica clara para os alunos a relação que a Cinesiologia tem com o trabalho artístico que algumas dessas pessoas desenvolvem?

Márcia -
Fica. A gente tem coreógrafos e dançarinos entre os alunos. E nas aulas, a abordagem é orgânica. O foco é em como a respiração dá fluência ao movimento. Eles já vão por esse lado da exploração da respiração no movimento. A fluidez que ela dá, a organicidade, a potência, a facilitação. A gente tinha uma visão de que, quando uma coisa era difícil, a gente prendia a respiração. Fazia apneia. Hoje em dia é o contrário. A gente não bloqueia o diafragma. Tenho que mover e respirar. Essas pessoas veem demais essa relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário