quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Oficina vai transformar memórias pessoais em arte

MARCUS FAUSTINI É DIRETOR TEATRAL, DE CINEMA, ESCRITOR E ASSESSOR DO GOVERNO CARIOCA. FOTO: MARINA CAVALCANTE

Abrir o baú e buscar vivências, afetos, lugares e situações capazes de se tornarem criação artística. Nem sempre esse é um processo natural, sobretudo para quem atua buscando estimular vozes onde elas ainda não se fazem ouvir, como ocorre, por exemplo, em regiões periféricas. Com esse mote, o Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) promove, a partir da próxima segunda-feira (27), a oficina Guias Afetivos, a ser realizada na sala multiuso do CDMAC. As atividades ocorrerão entre 18h30 e 21h30, diariamente, até 1º de outubro.

A atividade será ministrada por Marcus Vinícius Faustini, assessor especial da Secretaria de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e cuja trajetória é marcada pela atuação em movimentos sociais, aliada a uma intensa atividade artística (dirigiu peças de teatro e dois documentários).

Em sua experiência, Marcus Faustini vem problematizando espaços desfavorecidos, como a favela, não mais como um tema estático, e sim como um suporte para diversos tipos de arte. Na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, primeira escola de audiovisual gratuita da Baixada Fluminense, busca "desenvolver estratégias e metodologias para que os alunos construam subjetividades", conforme relata.

O objetivo da oficina Guias Afetivos é criar junto aos participantes uma experiência artística criativa, que valorize as vivências pessoais de cada participante. Contação de histórias, artes plásticas e vídeo serão utilizados na oficina, como forma de estimular cada participante a desenvolver alguma expressão artística.

A oficina é destinada a artistas de diversas linguagens, representantes de grupos, associações e projetos. As inscrições prosseguem abertas, e podem ser feitas a partir do site do Centro Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br/formacao.php).

A ideia da oficina Guias Afetivos surgiu a partir do romance “Guia Afetivo da Periferia” de autoria do próprio Faustini, lançado pela editora Aeroplano em 2009. O livro conta a história de um jovem de origem popular que circula a cidade e apresenta suas percepções sobre o cotidiano diverso da cidade do Rio de Janeiro. Assim, a atividade reforça a necessidade de um novo olhar sobre o território, o olhar de quem vive nas periferias, e que por isso, reserva um entendimento particular sobre os costumes, acontecimentos e práticas cotidianas desses espaços.

Serviço
Guias Afetivos

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: Sala multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
Período: 27/09 a 1/10
Horário: 18h30 às 21h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário