terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nova oficina: Guias afetivos, com Marcus Faustini

 FAUSTINI DURANTE O SEMINÁRIO ARTE, INVENÇÃO E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. FOTO: MARINA CAVALCANTE

O Núcleo de Formação traz de volta a Fortaleza Marcus Faustini, diretor, escritor, fundador da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e Assessor Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Ele vem ministrar a oficina Guias Afetivos, baseada em livro lançado por ele em 2009. Faustini esteve em agosto em Fortaleza, onde fez uma palestra bastante aplaudida no Seminário Arte, Invenção e Experiências Formativas.

Abaixo, segue um briefing da oficina, que acontece entre 27/9 e 1º/10, de 18h30 às 21h30, na sala multiuso do Dragão do Mar. Para se inscrever, faça download da ficha de inscrição e a envie para o email nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. As inscrições são gratuitas.

Guias afetivos, com Marcus Faustini

Data: de 27/09 a 01/10.

Horário: 18h30 a 21h30.

Local: sala multiuso do Dragão.

Perfil do público: artistas de diversas linguagens, representantes de grupos, associações e projetos.

Atenção: oficina limitada a 20 vagas.

Descrição: O objetivo do “Guias Afetivos” é criar junto aos participantes uma experiência artística criativa, que valorize as vivências pessoais de cada participante, com foco no desenvolvimento de uma estética particular, contribuindo para o fortalecimento do pertencimento social desses sujeitos, bem como sua inclusão subjetiva. Para tanto, o conceito de linguagem literária é ampliado para expressões através do uso da PALAVRA, nesse sentido, a contação de histórias, as artes plásticas e o vídeo são aliados no processo.

A valorização do território é o início do processo. Por isso, a utilização do romance “Guia Afetivo da Periferia”, já que, a partir dos cenários e situações descritas pelo autor no romance, o participante é convidado a resgatar a sua memória e transformá-la também em expressão artística. O convencimento é feito a partir da sensibilização provocada pela leitura do romance em conjunto. A vida de cada um pode em muito interessar aos outros, basta contá-la. Portanto, a metodologia num primeiro momento, visa encorajar os participantes. Em seguida, passa-se a experimentar as diversas possibilidades de expressão através de linguagens como vídeo, artes plásticas, literatura, poesia. Ao final da oficina cada participante, terá desenvolvido individualmente ou em conjunto alguma expressão de linguagem.

Marcus Vinícius Faustini, carioca, cresceu na Baixada Fluminense e no Cesarão, maior conjunto habitacional do Rio de Janeiro em Santa Cruz. Com formação em teatro e cinema, Faustini como é chamado, destaca-se na cena cultural desde 1998. Antes disso, teve uma passagem significativa pelo movimento estudantil chegando a ser vice-presidente da AMES-RJ. Em 2002 dirigiu seu primeiro filme "Chão de Estrelas", um documentário sobre a vida do artista brasileiro, que reunia depoimentos de Fernanda Montenegro até um travesti que desejava ser ator. O filme aborda as dificuldades de alcançar o sonho dourado de ser ator no país. O documentário foi bastante elogiado pela crítica e participou de dois festivais. Em 2006 Faustini lançou nos cinemas seu segundo documentário: "Carnaval, bexiga, funk e sombrinha" sobre o universo contraditório das turmas de clóvis/bate -bolas que existem na periferia do Rio. Convidado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, Faustini assumiu em 2008 a pasta da Secretaria de Cultura e Turismo do município, tendo por esse motivo se licenciado do projeto Reperiferia. Como Secretario, realiza o Fundo Municipal de Cultura e a Política de Territorialidade através de editais. Em 2009 lança pela editora Aeroplano seu primeiro livro – Guia Afetivo da Periferia – que narra a trajetória de um personagem pela cidade do Rio de Janeiro. Hoje é Assessor Especial de Cultura e Território da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário