sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Audiovisual e literatura além da adaptação

FRED BENEVIDES É REALIZADOR E PROFESSOR DE AUDIOVISUAL. FOTO: DIVULGAÇÃO

As obras literárias são uma fonte aparentemente inesgotável de inspiração para o audiovisual - que o digam as centenas de adaptações para o cinema lançadas anualmente, entre grandes produções e realizações independentes. Nesse rico filão, são diversas as possibilidades criadoras. Algumas delas serão exploradas pelo diretor e professor Fred Benevides na oficina Transcriações: leitura e escrita - Módulo I/Roteiro. A atividade acontece de segunda-feira (27) a 1/10, de 14 às 17 horas, no SESC SENAC Iracema.

A oficina é parte do calendário de oficinas do Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na atividade, Fred Benevides pretende oferecer ao público caminhos para a realização de filmes a partir de textos literários. Segundo ele, essa realização será pensada extrapolando a narrativa e observando questões de estilo e aproximações com o universo dos autores dos textos.

A atividade também contemplará conceitos da linguagem cinematográfica. Como produto final, Benevides propõe a realização de exercícios em vídeo. O público-alvo é de interessados em geral, com alguma experiência na área. A oficina, gratuita, oferece 20 vagas. As inscrições podem ser feitas a partir do site do Centro Dragão do Mar, no endereço www.dragaodomar.org.br/formacao.php.

Fred Benevides é Graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, com uma pesquisa sobre montagem no cinema. Formado pela Escola de Audiovisual de Fortaleza, com o trabalho “Nós em Fortaleza”, um itinerário poético pela cidade de Fortaleza através de manipulação ao vivo de imagens e sons captados no site de vídeos Youtube.

Ministra cursos de formação em audiovisual, nas áreas de linguagem do cinema e montagem, os mais recentes no Centro Cultural do Bom Jardim e na Escola de Audiovisual da Vila das Artes. Dentre outros trabalhos, dirigiu o vídeo As Corujas, contemplado no VI Edital de Cinema e Vídeo.

Serviço
Transcriações: leitura e escrita - Módulo I/Roteiro

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: SESC SENAC Iracema - Rua Boris, 90C - Praia de Iracema
Período: 27/09 a 1/10
Horário: 14 às 17 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário