sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O ofício da crítica em detalhes


MARCELO IKEDA VAI ABORDAR FINALIDADES E INSTRUMENTOS DA CRÍTICA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Tecnologias como a internet tiveram (e têm) o poder de democratizar alguns aspectos da produção jornalística. A crítica de arte foi um deles. Em blogs e outras plataformas, especialistas (ou nem tanto) consolidaram espaços para o exercício da apreciação de arte. Do outro lado da moeda, a questão: qualquer um pode ser um crítico nos dias de hoje?

Os lugares da crítica, mais especificamente a cinematográfica, serão pensados pelo professor universitário Marcelo Ikeda, em oficina teórica que se inicia na próxima terça-feira (21). "Introdução à Crítica Cinematográfica" é o título da atividade a ser ministrada por Ikeda no Alpendre (Rua José Avelino, 495), entre 15 e 18 horas, até o dia 24.

A ideia do curso é enfatizar o papel do crítico como formulador de um espaço de discussão sobre a linguagem cinematográfica. Como método, Ikeda propõe o exame da relação entre críticos e realizadores, destacando momentos-chave da teoria cinematográfica, como a "política dos autores" lançada pela revista francesa Cahiers du Cinema em 1955. À época, a publicação atribuiu ao cineasta o papel de autor dos filmes que dirigia, o que suscitou um grande debate sobre o peso dos diferentes processos na realização de uma obra cinematográfica.

O tema mostra-se capaz de mobilizar atenções e suscitar paixões. Não à toa, as vagas para inscritos já se esgotaram pelo menos uma semana antes do início das atividades. A oficina prevê, além das discussões teóricas e do resgate histórico, exercício de crítica a ser realizado pelos participantes.

Marcelo Ikeda é professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou por oito anos na Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Realizador de diversos curtas-metragens, como O Posto, É Hoje, Eu Te Amo e Cartas de um Jovem Suicida, entre outros. Curador da Mostra do Filme Livre entre 2003 e 2007. Crítico de cinema, mantém o blog www.cinecasulofilia.blogspot.com.

Serviço
Introdução à Crítica Cinematográfica

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: Alpendre - Rua José Avelino, 495 - Praia de Iracema
Período: 21 a 24/09
Horário: 15 às 18 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário