sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O corpo segundo Isadora 1.3



 Oficina com Menicacci (foto) acontece nesta segunda e terça (13 e 14)

O manejo de novas tecnologias vem renovando o campo de atuação em diversos segmentos artísticos e, principalmente, tem aproximado diferentes modalidades de expressão. Como qualificar, por exemplo, o trabalho de artistas como Nam June Paik, que uniu audiovisual e performance? Para colocar em prática algumas das relações possíveis entre corpo e tecnologia, o Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza oficina com o pesquisador Armando Menicacci, diretor do Médiasanse, laboratório de pesquisa, criação e pedagogia da dança e tecnologias digitais da Universidade de Paris 8.

Nesta segunda e terça-feira (13 e 14), de 9 às 13 horas, ele estará no Alpendre comandando a atividade Corpo e novas tecnologias com Isadora 1.3. Video em interactividade tempo real. O software Isadora 1.3 foi desenvolvido por Mark Coniglio e permite o controle de qualquer coisa no espaço cênico, partindo da corporeidade do interprete e/ou do espectador.

Na atividade, Menicacci vai orientar os participantes no uso da ferramenta, cujo aparato prevê sensores ligados ao corpo controlando vídeo, áudio, luzes, vento, fumaça e outras ferramentas da cena em tempo real. Menicacci vai discutir ainda conceitos teóricos ligados às poéticas tecnológicas e trocar conhecimentos sobre o uso de sensores em espetáculos e instalações interativas.

Para esta oficina, os participantes deverão levar laptop. São 15 vagas disponíveis. Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição disponível aqui, e enviar para o email nucleodeformacao@dragaodomar.org.br.

Além de pesquisador e professor, Armando Menicacci colabora com coreógrafos e possui um trabalho próprio de criação artística com instalações interativas. É doutor pela Universidade de Paris 8, com tese sobre a relação entre dança e tecnologias numéricas.

Serviço
Corpo e novas tecnologias com Isadora 1.3. Video em interactividade tempo real

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: Alpendre - Rua José Avelino, 495
Período: 13 a 14/09
Horário: 9 às 13 horas

Inscrições gratuitas. Mais informações em http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário