quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cenas de um corpo expandido

 ARMANDO, DURANTE A OFICINA: CRIAÇÕES DE ARTISTA PARA ARTISTA. FOTO: YURI TAVARES

Marshall McLuhan, com suas convivcções de que meios são extensões do homem, talvez se sentisse seduzido por Isadora. Ela é onipresente, poderosa e prestativa, só precisa de manual de instruções. Isadora 1.3 é um software cujas possibilidades ativam sinapses de artistas, sobretudo ligados à dança e à perfomance, capazes de dar corpo a novos formatos cênicos.

O programa de computador, capaz de organizar elementos no espaço da cena a partir de sensores ligados ao corpo, foi objeto da oficina Corpo e novas tecnologias com Isadora 1.3. Video em interactividade tempo real, ministrada por Armando com colaboração e assessoria da performer Aspásia Mariana.

Em dois dias de curso, contabiliza Armando, foi possível apresentar uma breve introdução à ferramenta. Ele espera retornar para mostrar outras funcionalidades de Isadora, segundo ele o software com melhor relação custo-benefício dentre os programas disponíveis para a mesma finalidade.

Certamente não faltará demanda. Menicacci cumpriu uma agenda movimentada em Fortaleza. Ele passou, entre outros lugares, pela Vila das Artes, onde participou do projeto Debates Incalculáveis. Correndo de um lado para o outro com com a mala de viagem a tiracolo, ele parou para bater papo com este blog. Confira trechos:

Pergunta - Como esse programa, o Isadora, pode contribuir para a expansão do potencial de um performer ou de um bailarino em cena?

Armando Menicacci -
Esse software especificamente tem várias coisas que me fazem pensar que é o melhor software para fazer interação em tempo real com várias mídias. É o mais simples, mas é o mais completo, ou um dos mais completos, mas entre os mais completos, é o mais barato. É pago porque é uma pessoa que desenvolve e ele claramente vende esse sotware. Mas um software com potência semelhante custa 600 euros [cerca de 1500 reais] e esse aqui custa 270 [cerca de 700 reais]. E esse é muito mais potente em alguns campos. Há um software com a mesma capacidade de Isadora, mas não tem manual e é muito complicado pra usar. Leva meses de aprendizagem. Aqui, se tivéssemos tido duas semanas de atividade, cada artista poderia ter saído um programador.

Pergunta - Você sente que Fortaleza tem uma demanda, existe aqui esse chamado para um trabalho feito na interseção entre tecnologia e arte?

Armando -
Existe. Foram exatamente os artistas que querem usar que sugeriram para o Centro Dragão do Mar para tentar trazer essa atividade. Foram apenas dois dias, mas para mostrar algumas capacidades do 1.3 [refere-se à versão do programa] de organizar coisas maiores, é um bom momento.

Pergunta - Qual o ganho qualitativo que uma ferramenta como essa traz?

Armando -
De poder ter um controle total sobre todo tipo de mídia. Com seu corpo, com um sensor muito barato, você pode controlar todo tipo de coisa. A vantagem da Isadora é que ela é mais acessível. Ela se chama Isadora exatamente por isso, por causa de Isadora Duncan, que libertou o corpo da sapatilha de ponta, de um figurino apertado que atrapalhava a respiração. O programa é pra libertar o artista, que pode não precisar mais de um programador. Eu não sou matemático, não sou programador, aprendi quase sem olhar o manual. O software é feito e pensado por artista para artista. Os outros, tanto os gratuitos quanto os pagos, são pensados por programadores, para artistas. Essa separação é muito pesada, porque o artista tem que arrumar dinheiro para pagar um programador, e às vezes isso não é possível. Aqui, o artista pode programar ele mesmo.

Pergunta - Você tem colaborações com artistas de diversas partes do mundo. Isso inclui uma colaboração com uma artista daqui, a Aspásia Mariana... Qual a proposta?

Armando -
Isso. Ela foi contemplada por um edital e me chamou para renovar a relação entre gesto e som no sapateado. O sapateado tem uma relação sempre igual entre gesto e som: é o pé que dispara o som. Mas isso cria uma corporeidade de um certo tipo. Agora, podemos tentar renovar com interação, pode ser que a dança e a ritmicidade do sapateado pode influenciar vídeo, luz, pode ampliar os horizontes de interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário