quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Entre roupas, músicas e segredos inconfessáveis

  RICARDO EM AÇÃO NO ESPETÁCULO PELO A MENOS NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Se cada corpo tem uma história, nada mais justo que pensar em cada corpo como portador de diversas coreografias possíveis, únicas. E como criar a partir das próprias lembranças, da própria biografia? O artista, pesquisador e produtor Ricardo Marinelli propõe métodos para potencializar esse tipo de processo criativo na Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica), uma das oficinas promovidas em setembro pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A oficina acontece entre 13 e 17 de setembro, no Alpendre - Casa de Arte, Pesquisa e Produção. Antes mesmo do início da residência, Marinelli já pede aos participantes que se revelem, em suas subjetividades, por meio de objetos pessoais como roupas, CDs e anotações de "segredos inconfessáveis", entre outros (a lista segue abaixo). Com esses pontos de partida, a oficina pretende começar a revelar elementos constituintes de autocoreografias, como Marinelli denomina.

A atividade funcionará como um laboratório destinado a performers, bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores em dança. A seleção se dará por meio de currículo, que deverá ser enviado junto com a ficha de inscrição (download aqui) para o email nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os encontros acontecerão sempre das 14 às 17 horas.

Ao longo de uma semana, a oficina-laboratório vai explorar estratégias para ampliar e desenvolver o potencial criativo e perceptivo do artista interessado em dança, corpo e movimento. Martinelli propõe investigar metodologias para diferentes processos de criação de coreografias.

Ricardo Marinelli é artista, pesquisador e produtor em arte contemporânea, trabalhando em diversos campos entre artes cênicas e visuais. Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), estudou dança em diversas instituições de Curitiba. Foi bolsista/residente da Casa Hoffmann (2004), onde pôde trabalhar com coreógrafos de diversos lugares do mundo. Foi professor de Dança e Filosofia na UFPR (2005-2006). Entre 2004 e 2009, recebeu cinco prêmios da Funarte para desenvolver suas peças, com as quais circulou por diversos festivais no Brasil, Alemanha, Peru, Uruguai, Martinica e Cuba.

Solicitações aos participantes

- roupas confortáveis;
- cadernetas, lápis ou caneta para escrever;
- sua peça de roupa mais antiga (ainda em uso) e sua peça de roupa mais nova;
- uma musica importante para você (em CD);
- um objeto que fale a respeito de uma característica importante de sua personalidade;
- um segredo inconfessável sobre si mesmo (por escrito);
- cinco fotos que considera representar importantes momentos de sua vida;

Serviço
Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica)

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: Alpendre
Período: 13 a 17/09
Horário: 14 às 17 horas

Inscrições gratuitas. Mais informações em http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário