quarta-feira, 1 de setembro de 2010

De modernismos e transgressões

 FLÁVIO NA EXPERIÊNCIA Nº 3: NOVAS ROUPAS PARA NOVAS ARTES

Quando se fala em modernismo, o mais óbvio talvez seja pensar em Mário de Andrade. Mas coube ao multifuncional Flávio de Carvalho o importante papel de levar sua geração para além das esferas tradicionalmente reservadas à arte. A importância de Carvalho - que atuou como arquiteto, engenheiro, cenógrafo, teatrólogo, pintor, desenhista, escritor, entre outros - motiva a realização da oficina Flávio de Carvalho e a invenção da arte contemporânea brasileira, entre os dias 13 e 17 de setembro, no Alpendre.

Promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar, a oficina será ministrada pela escritora, crítica de arte e professora universitária Veronica Stigger. O objetivo do curso é estudar a constituição das intervenções de Flávio de Carvalho, dentre as quais se destacam a Experiência nº 2, na qual ele andou em sentido contrário ao de uma procissão de Corpus Christi, e a Experiência nº 3, em que Flávio de Carvalho saiu às ruas com o que chamou de New Look: uma vestimenta refrescante, feita para o homem dos trópicos.

O artista foi capaz de muito mais. Flávio de Carvalho é da estirpe de artistas que praticavam a interdisciplinaridade bem antes desse conceito se tornar um modismo nos meios acadêmicos. Sem conceber limites entre as diversas manifestações artísticas, ele se lançou em empreendimentos como viajar à Amazônia para encontrar e estudar uma tribo de índios louros de olhos azuis e produzir um filme sobre a "deusa loura". Nas andanças, as pesquisas ganhavam contorno etnográfico.

Flávio de Carvalho foi um dos artistas estudados por Veronica em suas incursões acadêmicas. Ela é pós-doutora pela Universidade La Sapienza, em Roma, e pelo Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.

O curso ministrado por Veronica Stigger ainda investiga a noção de experiência na arte como um critério de compreensão das obras de clássicos como Hélio Oiticica, e de artistas mais jovens como Nuno Ramos e Lucia Koch.

 A MINISTRANTE DA OFICINA, VERONICA STIGGER

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas a partir da página http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php, na qual é possível baixar a ficha de inscrição. Ela deve ser enviada para o email nucleodeformacao@dragaodomar.org.br.

Veronica Stigger é professora da Pós-Graduação em História da Arte da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Como escritora de ficção, tem quatro livros publicados: três de conto, O trágico e outras comédias (Coimbra: Angelus Novus, 2003; Rio de Janeiro: 7Letras, 2004 e 2007 [2ª ed.]), Gran Cabaret Demenzial (São Paulo: Cosac Naify, 200 7) e Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010) e um infantil, Dora e o sol (São Paulo: 34, 2010).

Serviço
Flávio de Carvalho e a invenção da arte contemporânea brasileira
Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: Alpendre
Período: 13 a 17/09
Horário: 18h30min às 21h30min

Inscrições gratuitas. Mais informações em http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário