quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Em busca das energias do corpo

Você sabe o que é cinesiologia? A palavra, de origem grega, designa a ciência que analisa os movimentos, sobretudo os do corpo humano. No Brasil, é conhecida como balanceamento muscular. Usualmente empregada com fins terapêuticos ou corretivos, ela pode ser uma aliada dos praticantes de dança.

É o que vai mostrar a professora baiana Márcia Santiago na oficina Cinesiologia Aplicada à Dança - O Corpo Respirando Movimento Inteligente, que acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, no Sesc/Senac Iracema. A oficina é gratuita e faz parte da programação do Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A cinesiologia vem se desenvolvendo desde os anos 1960, a partir do conhecimento sistematizado pelo médico quiropata norte-americano George Goodheart, embora as bases da ciência já existissem previamente - a cinesiologia reúne, na verdade, diversos métodos de cura tradicionais. Não por acaso, uma das influências mais pronunciadas da cinesiologia é a medicina chinesa.

Nesse sentido, um conceito básico é o de energia vital, que no corpo humano transita pelos chamados meridianos. A cinesiologia acredita ser capaz de medir essa energia com instrumentos adequados. Para essa ciência, a saúde de um indivíduo é determinada, para além dos processos corporais, por leis energéticas.

A oficina será uma breve introdução dos fundamentos cinesiológicos da anatomia do movimento parcial e total e da postura corporal estática e dinâmica da dança, aplicando técnicas corporais e respiratórias específicas utilizando acessórios como elásticos, flex ring, pesos e bolinhas.


Márcia Santiago tem Especialização (1990) e Licenciatura em Dança (1989) na Universidade Federal da Bahia. É certificada em Pilates pela Polestar Education/Physio Pilates em Pós-reabilitação e Fitness (2000) e em Gyrokinesis em (2007). Concursada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (1990), atuando na Escola de Dança da FUNCEB como coordenadora pedagógica no Curso de Educação Profissional em Dança e assistente de coreografia (1993/2003) e docente das disciplinas Cinesiologia Aplicada à dança, Pilates solo, dentre outros (1990/2010). Na Faculdade Social da Bahia, nos cursos de Educação Física e Artes Cênicas, ministrou as disciplinas Ritmo e Movimento, Teoria e Prática da Dança e Técnica Corporal I e II (2004/2008). É membro da Equipe Multidisciplinar do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas da UFBA (método Pilates). Foi membro e representante do Núcleo Salvador da daCi dance and Child internacional/ UNESCO (1994/2003). Diretora e professora do estúdio Physio Pilates em Vilas (2001/2010) e educadora credenciada da PhysioPilates/Polestar, para formação de professores de Pilates no Brasil e América do Sul (2002/2010).

Serviço
Cinesiologia aplicada à dança

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: SESC SENAC Iracema
Período: 13 a 17/09
Horário: 15 às 17 horas

Inscrições gratuitas. Mais informações em http://www.dragaodomar.org.br/formacao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário