sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Corpo, cidade e imagens em evidência


FAULLER À DIREITA, COM WILEMARA BARROS: RESIDÊNCIA VAI INVESTIGAR O OLHAR A PARTIR DOS DISPOSITIVOS DIGITAIS. FOTO: DIVULGAÇÃO

O corpo carrega as marcas do tempo em que vivemos. Seja espremido num ônibus, desafiando o tédio em filas, virando de um lado para o outro tentando dormir. A dança contemporânea tem revelado um sensível olhar para esse estado de coisas, em que o corpo se torna reservatório de informações surgidas na relação com o espaço urbano. O coreógrafo cearense Fauller propõe olharmos para esse vínculo na residência Corpo: Abrigo da Cidade, que ele ministra a partir da próxima segunda-feira (27), até 1º de outubro, no SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90C). A atividade acontece entre 14 e 17 horas.

A residência vai enveredar pelos caminhos da dança e da imagem, como forma de dar suporte à reflexão sobre as relações e corpo e cidade. Fauller vai partir de estruturas coreográficas pensadas a partir de quatro fatores: deslocamento, tempo, escuta e comunicação através do olhar.

Além disso, a atividade vai investigar o olhar fotográfico produzido por meio de câmeras digitais profissionais, amadoras e telefones celulares. Na residência ainda serão abordadas questões consideradas pertinentes à criação e à produção artística, como estética, relações políticas e relações de trabalho.

Fauller começou a trabalhar profissionalmente com dança em 1999, como bailarino do Colégio de Dança do Ceará. Em 2003 criou a Cia. Dita, com a mesma tem incursionado pelo Brasil, Europa, África e América do Sul, criando obras que dialogam com o vídeo, a dança, a fotografia, a performance e a literatura. Ao longo dos anos dançou e colaborou com os criadores Rachid Ouramdane, Alain Buffard, Gary Stevens, Julie Nioche, Gilles Jobin, Paulo Caldas, Yann Marussich, e Rosemberg Cariry.

É possível se inscrever para a atividade até o dia 27. As inscrições podem ser feitas a partir do site do Centro Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br/formacao.php), onde se encontram as instruções necessárias. Para essa residência, os interessados devem enviar currículo, além da ficha de inscrição preenchida. A residência é destinada a performers, bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores em dança.

Serviço
Residência Corpo: Abrigo da Cidade

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Local: SESC SENAC Iracema - Rua Boris, 90C - Praia de Iracema
Período: 27/09 a 1/10
Horário: 14 às 17 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário