segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A arte sentida na pele

IMAGEM DA PERFORMANCE "CARIMBAGEM", DE LUANA VEIGA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Os anos 60 do século 20 foram um marco para as artes visuais em diversos aspectos. Um deles é o uso do corpo como matéria da arte. A época era de busca por novas linguagens e suportes para a expressão artística, e como consequência dessa postura, as fronteiras entre as diversas manifestações tendiam a se apagar. Algumas das abordagens que ganharam espaço a partir dessa época, como os happenings, as performances e a body-art, estão no centro das discussões promovidas pela artista visual, curadora e mestre em artes visuais Luana Veiga, na oficina Live Art: happenings, performances e hibridismos.

A atividade, promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar, acontece de 18 a 22 de outubro, no Alpendre (Rua José Avelino, 495). Os encontros acontecem entre 14 e 17 horas. Na oficina, Luana Veiga pretende apresentar e discutir propostas artísticas que utilizam o corpo como matéria da arte, a partir de um ponto de vista histórico. Além dos happenings, performances e body-art, serão discutidas experimentações derivantes como vídeo e foto-performances e implantes cibernéticos, entre outras.

Durante a oficina, serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas para a estimulação e reflexão crítica sobre a produção artística contemporânea, capaz de relacionar manifestações mais eruditas - ou mais legitimadas no circuito de arte - a outras de cunho mais cotidiano, como as tatuagens e modificações corporais.

O público-alvo da oficina são adolescentes e adultos interessados sobre o tema, com nível de conhecimento intermediário sobre o assunto, preferencialmente os que estudem ou trabalhem em áreas afins.

Luana Veiga é artista multimídia, curadora, mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e graduada em Artes Plásticas – Multimídia e Intermídia pela Universidade de São Paulo.

As inscrições seguem abertas até o primeiro dia de oficina. Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição disponível no site do Centro Dragão do Mar. Depois, preencha e envie para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem retorno por email.

Serviço
Live Art: happenings, performances e hibridismos, com Luana Veiga

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar
De 18 a 22 de outubro, de 14 às 17 horas
Local: Alpendre (Rua José Avelino, 495)

Nenhum comentário:

Postar um comentário