terça-feira, 12 de outubro de 2010

A canção popular, ontem e hoje

HENRY BURNETT DISCUTE REFERÊNCIAS CLÁSSICAS DA ESTÉTICA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Qual o nível da hegemonia da canção popular na cultura brasileira? Como ela se relaciona com outras modalidades de canção, como a tradicional e a sinfônica? O professor universitário e músico Henry Burnett tem se feito essas perguntas com alguma frequência. Em busca de elementos que possam esclarecê-las, ele retoma clássicas reflexões do campo da estética e as transpõe para o tempo presente.

O resultado de algumas dessas incursões de Burnett poderão ser acompanhados na oficina Autenticidade, comunidade, povo: a canção popular no Nascimento da Tragédia, que ele ministra entre os dias 26 e 29 de outubro, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Burnett é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Na oficina, Burnett vai ao encontro dos escritos de Nietzsche, que discutiu o princípio gerador da arte, ao abordar a canção popular, ainda no século 19. Naquele tempo, a Europa sediou acaloradas discussões sobre a dualidade entre instinto e consciência no desenvolvimento de obras de arte.

O professor da Unifesp e doutor em Filosofia fará um salto temporal, na tentativa de transpor essas clássicas reflexões estéticas para uma discussão acerca da hegemonia da canção popular na história da música do Brasil. Ele lembra que o próprio Nietzsche constantemente tomava exemplos retirados do que hoje entendemos como folclore, ou ainda, cultura popular. Segundo ele, a permanência de elementos míticos nas referências de Nietzsche é o caminho principal por onde se pode discutir conceitualmente esferas culturais hoje tão apartadas como a música tradicional, a música comercial e a música sinfônica.

As inscrições para a oficina estão abertas. Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição disponível no site do Centro Dragão do Mar. Depois, preencha e envie para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem retorno por email.

Serviço
Autenticidade, comunidade, povo: a canção popular no Nascimento da Tragédia, com Henry Burnett

De 26 a 29 de outubro
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário