segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O corpo no centro da aprendizagem de música

LUCAS E OS INTEGRANTES DO BLOCO D'O PASSO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Aproximar ouvintes da riqueza do universo sonoro nem sempre é uma tarefa fácil num país que pouco investe na educação musical. Como forma de confrontar esse status pouco acessível da música enquanto disciplina, o professor Lucas Ciavatta criou, em 1996, o método musical O Passo. Nos dias 14 e 15 deste mês (quinta e sexta-feira), Ciavatta vai repassar as diretrizes do método na oficina O Passo, promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar. A atividade acontece no Teatro das Marias (Rua Senador Almino, 233A), de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

O método desenvolvido por Ciavatta busca criar uma base comum para o aprendizado de diversos gêneros musicais. Ele via dificuldades no processo de aprendizagem para crianças, razão pela qual desenvolveu o método.

Para driblar a costumeira ausência de recursos no processo de educação musical, Ciavatta propõe atividades baseadas no próprio corpo, usando palmas e voz, por exemplo. Assim, é possível transportar certas compreensões musicais para o corpo dos aprendizes, e torná-las acessíveis por meio do movimento.

A maior inspiração o método veio da riqueza do fazer musical popular brasileiro, principalmente no que diz respeito à relação corpo e música no processo de aquisição do suingue. Baseado num andar específico e orientado por dois princípios (inclusão e autonomia) e quatro eixos (corpo, representação, grupo e cultura), O Passo introduziu no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura d'O Passo.

Lucas Ciavatta é músico formado pela UNIRIO e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Dirige o grupo de percussão e canto BLOCO DO PASSO. É professor de Música do Colégio Santo Inácio (RJ), da Escola do Auditório Ibirapuera (SP), do Projeto TIM Música nas Escolas (RJ), do Westminster Choir College (EUA) e do Conservatório Brasileiro de Música (CBM).

A oficina é aberta a todos os interessados em geral, e as inscrições são gratuitas. Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição disponível no site do Centro Dragão do Mar. Depois, preencha e envie para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem retorno por email.

Serviço
O Passo, com Lucas Ciavatta

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar
Dias 14 e 15 de outubro, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas
Local: Café Teatro das Marias - Rua Senador Almino, 233A

Confira um vídeo-release do método "O Passo", desenvolvido por Lucas Ciavatta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário