terça-feira, 12 de outubro de 2010

O que a câmera pode ensinar

TRABALHO COM CÂMERA PINHOLE, DESENVOLVIDO PELA ONG FOTOATIVA. FOTO: VALÉRIO SILVEIRA/DIVULGAÇÃO

A profusão de câmeras e imagens digitais que caracteriza o mundo de hoje impulsiona o interesse dos mais jovens pela arte fotográfica. Para os educadores, a deixa está dada: eis uma forma de expressão ao mesmo tempo popular e capaz de consolidar alternativas pedagógicas. O fotógrafo Miguel Chikaoka tem trilhado esse caminho pelo menos desde os anos 80, quando criou o ateliê fotográfico Fotoativa, em Belém do Pará. Essa bagagem serve de base para a oficina Fotografia na Escola - Brincando com a luz, que Chikaoka ministra entre os dias 25 e 29 de outubro, na Capitania de Arte e Cultura do Centro Dragão do Mar. Os encontros acontecem de 9 às 12 horas.

A oficina reúne práticas educativas desenvolvidas ao longo dos últimos anos pela Fotoativa, para assim discutir as possibilidades da fotografia na educação. Inspiradas na leitura da natureza física da luz e do seu universo simbólico, as atividades propostas buscam articular e integrar diversas disciplinas, para potencializar processos de produção do conhecimento.

De caráter prático, a oficina oferece oportunidades para os participantes observarem princípios de captura de luz e formação da imagem, além de construírem câmeras obscuras artesanais, entre outras atividades. Ao final, os participantes deverão produzir um memorial sobre a oficina, indicando possíveis implicações para a prática pedagógica. A atividade é voltada para educadores em geral, com prioridade para professores da rede pública de ensino.

O fotógrafo paulista Miguel Chikaoka radicou-se em Belém nos anos 80. Lá, comanda a Organização Não-Governamental Fotoativa, na qual coloca em prática um projeto de formação alicerçado no uso da fotografia.

As inscrições para a oficina estão abertas. Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição disponível no site do Centro Dragão do Mar. Depois, preencha e envie para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem retorno por email.

Serviço
Fotografia na escola - Brincando com a luz, com Miguel Chikaoka

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
De 25 a 29 de outubro, de 9 às 12 horas
Local: Capitania de Arte e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário