terça-feira, 5 de outubro de 2010

A convergência como mote para a arte

RICARDO ALEIXO: EXPERIMENTOS EM DIVERSOS SUPORTES. FOTO: DIVULGAÇÃO

Diversas modalidades de arte já provaram ser possível o caminho da síntese (ou do confronto) entre as diversas semioses capazes de expressar a criatividade de um autor. Textos, imagens, gestos, sons e outros recursos deixaram de ser compartimentos isolados para confluírem em produtos híbridos, seja na dança, no audiovisual ou na literatura, entre outros. O poeta mineiro Ricardo Aleixo tem colocado em prática essa postura convergente, que denomina de intermídia.

É dele a iniciativa da oficina corpo : som : palavra : imagem, que ministra entre os dias 18 e 22 de outubro, como parte das atividades do Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Aleixo, ele próprio um adepto dessa estética intermidiática, vai propor aos participantes a construção de estratégias para o diálogo entre diferentes códigos de linguagem, capazes de servirem como matéria-prima de variados tipos de performance. Os encontros acontecem entre 14 e 17 horas.

Aleixo vai se utilizar de explanações teóricas, relatos e exercícios durante as atividades, voltadas a profissionais e estudantes interessados no cruzamento de diversas mídias. Não há restrição quanto às áreas, no entanto, eles deverão justificar a presença na oficina com uma carta de intenções, além de um breve currículo, a serem anexados à ficha de inscrição para a oficina (ver abaixo). Ao todo, são 20 vagas disponíveis. 

As atividades começarão antes mesmo do primeiro encontro presencial. O trabalho será iniciado via email, com Aleixo enviando uma proposta de trabalho a cada participante, para o primeiro encontro. Cada um deverá levar para a aula inaugural uma filmadora (preferência para as de celular ou de máquina fotográfica) com bastante memória disponível; um poema ou texto em prosa que tematize o espaço (de autoria própria ou não); algum objeto de uso cotidiano (exceto eletrônicos) que possa ser utilizado para produzir sons; uma venda para os olhos, além de bloco de notas ou caderno e caneta. 

Ricardo Aleixo é poeta, artista visual e sonoro, cantor, compositor, performador, ensaísta, editor e consultor de conteúdo para projetos editoriais em mídia impressa e eletrônica, exposições e mostras. Publicou, entre outros, os livros "Trívio", "Máquina Zero" e "Modelos vivos". É professor de Design Sonoro na universidade Fumec.
Serviço
corpo : som : palavra : imagem, com Ricardo Aleixo

Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar
De 18 a 22 de outubro, das 14 às 17 horas
Local: a definir.

Inscrições
Baixe a ficha de inscrição no site do Centro Dragão do Mar e a envie, preenchida, para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Junto com a ficha, os interessados nesta oficina deverão apresentar breve currículo, endereço na web (site, blog, Myspace, Youtube etc., caso tenham) e carta de intenções, na qual deverão deixar claro o motivo por que se interessaram pela participação na oficina. Os selecionados recebem retorno por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário