segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Das emoções feitas de pano

ÂNGELA (AO CENTRO) VAI REFAZER ORIGENS E TÉCNICAS DO TEATRO DE BONECOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Dar vida e emoções a um boneco é uma arte que remonta a tempos antigos e aos saberes dos orientais. É uma dessas tradições que nunca perderam a validade, por ser capaz de dizerem muito sobre o poder da nossa imaginação. Um pouco das origens e das técnicas atualmente empregadas na confecção de mamulengos estarão na série de oficinas Vivências em Bonecos e Teatro, a serem ministradas em novembro pela bonequeira, atriz, escritora e arte-educadora Ângela Escudeiro.

As oficinas serão ministradas na Capitania de Arte e Cultura, no Centro Dragão do Mar. As atividades, abertas a todos os interessados, são parte da programação de oficinas do Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar em novembro. Os encontros acontecem entre 9 e 12 horas.

No primeiro módulo, que acontece entre 3 e 5 de novembro, a oficina trabalhará a origem do teatro e mamulengo, alem de noções sobre elementos e técnicas de teatro de bonecos. No segundo módulo, entre os dias 8 e 12 de novembro, a oficina trabalhará a utilização do boneco na brincadeira de teatro, jogos dramáticos e o processo de criação da personagem e do boneco. Por fim, no terceiro módulo, de 16 a 19 de novembro, a oficina trabalhará técnicas de manipulação, confecção e construção do espetáculo.

Cada módulo serve de pré-requisito ao próximo. Dessa forma, é necessário ter cursado o Módulo I para se inscrever no segundo, o mesmo valendo para o terceiro. As oficinas, de caráter teórico-práticas, oferecem 20 vagas.

Ângela Escudeiro é bonequeira, atriz, escritora, arte-educadora, diretora e produtora cultural. Graduada em Letras e pós–graduada em Arte e Educação. Diretora artística do Grupo Bonecos e Mamulengos.

Serviço
Vivências em Bonecos e Teatro (Módulos I, II e III), com Ângela Escudeiro

Oficina (20 vagas)
De 3 a 5/11 (Módulo I), de 8 a 12/11 (Módulo II) e de 16 a 19/11 (Módulo III), na Capitania de Arte e Cultura do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
De 9 às 12 horas

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário