O mês de outubro chega com diversas opções de oficinas, gratuitas, promovidas pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. As novidades vem na forma de atividades em áreas como fotografia, música, quadrinhos e produção gráfica, mas a lista é bem mais longa.
Veja a relação completa e programe-se. A lista inclui atividades confirmadas nos últimos dias. Para se inscrever, faça download da ficha de inscrição no site do Dragão do Mar e envie, preenchida, para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Fique atento às oficinas com exigências específicas, indicadas em cada atividade quando for o caso.
04 a 08/10
Transcriações: leitura e escuta – Módulo II/ Produção e Realização - ministrada por Fred Benevides - Oficina prática de Audiovisual (20 vagas)
Local: Alpendre 14h30min às 17h30min
Público-alvo: participantes do Módulo I da Oficina.
A oficina quer pensar possibilidades de realização de filmes a partir de textos literários. Essa realização será pensada extrapolando a narrativa e observando questões de estilo e aproximações com o universo dos autores dos textos. A oficina os textos da, conceitos de linguagem cinematográfica e terá como resultado final exercícios em vídeo.
Fred Benevides é Graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, com uma pesquisa sobre montagem no cinema. Formado pela Escola de Audiovisual de Fortaleza, com o trabalho “Nós em Fortaleza”, um itinerário poético pela cidade de Fortaleza através de manipulação ao vivo de imagens e sons captados no youtube. Ministra cursos de formação em audiovisual, nas áreas de linguagem do cinema e montagem, os mais recentes no Centro Cultural do Bom Jardim e na Escola de Audiovisual da Vila das Artes. Dentre outros trabalhos, dirigiu o vídeo As Corujas, contemplado no VI Edital de Cinema e Vídeo.
Dançando com maiores de 50 – ministrada por Eliana Lyra Madeira - Oficina prática de Dança (20 vagas)
Local: SESC SENAC Iracema 15h às 17h
Público-alvo: mulheres maiores de 50 anos.
Oficina-Encontro para homens e mulheres maiores de 50 anos, com a intenção de despertar o desejo de se movimentar além dos condicionamentos do cotidiano e além das limitações da idade, gerando autonomia e bem estar. Sair da inércia, da acomodação e do sedentarismo, em regime de cooperação, criação e alegria, semeando arte em dança.
Eliana Lyra Madeira é Graduada em Educacao Física na UFRJ, Pós-Graduada em Danca Elementar, Colonia, Alemanha. É professora de Danca Contemporânea do Curso Técnico em Dança.
11, 13, 14 e 15/10
Oficina de criação e manufatura de pequenos livros, com Ítalo Rovere (20 vagas)
Local: a ser confirmado. 9h às 12h
Público-alvo: Interessados em geral.
Os objetivos da Oficina de Criação e Manufatura de Livros são:
1. Trocar experiências e despertar os participantes para a produção de livros e a poesia.
2. Sensibilizá-los para a expressão de sentimentos por meio da palavra e do desenho.
3. Realizar atividades lúdicas, próprias para a idade e pertencentes à sua realidade sensorial e cognitiva.
4. Estimular a criatividade para a construção de imagens e a poética para a criação de histórias.
5. Capacitar para a manufatura de livros e cartões.
6. Descobrir novos talentos nas artes plásticas e na poesia.
A oficina de criação e manufatura de livros pequenos irá mostrar os diferentes passos do processo de criação do objeto, desde a formulação do projeto em relação a páginas, formato, cor, textura, até a construção do livro, propriamente dita, quando também serão ministradas as etapas de corte, colagem, costura e finalização.
Esse processo será estimulado com a expressão de pensamentos que traduzam as sensações e estímulos dos participantes, num exercício inicial na direção da poesia.
Oficina de quadrinhos - ministrada por Delano Morais
Local: a ser definido. De 14h às 17h.
Público-alvo: Desenhistas.
Curso de iniciação às técnicas de elaboração de uma história em quadrinhos, que envolve não apenas a ilustração, mas ainda a construção de roteiros específicos para o meio. A proposta é articular sessões dedicadas ao desenho, à quadrinhização (processo em que se faz o desenho específico para os quadrinhos, seguindo o layout determinado pelo roteiro), roteiro e argumento (a história “crua”). A proposta é permitir um aperfeiçoamento técnico de quem já desenha e capacitá-los para a produção de roteiros.
11 a 15/10
Transcriações: leitura e escuta – Módulo III/ Produção e Realização - ministrada por Fred Benevides - Oficina prática de Audiovisual. (20 vagas)
Local: Alpendre 14h30min às 17h30min
Público-alvo: participantes dos Módulos I e II da Oficina.
A oficina quer pensar possibilidades de realização de filmes a partir de textos literários. Essa realização será pensada extrapolando a narrativa e observando questões de estilo e aproximações com o universo dos autores dos textos. A oficina os textos da, conceitos de linguagem cinematográfica e terá como resultado final exercícios em vídeo.
14 e 15/10
O Passo – ministrada por Lucas Ciavatta/RJ – Oficina prática de Música (20 vagas)
Local: Teatro das Marias (horário a confirmar)
Público-alvo: interessados em geral.
O Passo é um método de Educação Musical criado por Lucas Ciavatta em 1996 e, atualmente, utilizado no Brasil e no Exterior. O Passo surge em resposta ao processo altamente seletivo do acesso à prática musical tanto nos espaços acadêmicos quanto nos espaços populares. Sua maior inspiração veio da riqueza do fazer musical popular brasileiro, principalmente no que diz respeito à relação corpo e música no processo de aquisição do suingue. Baseado num andar específico e orientado por dois princípios (inclusão e autonomia) e quatro eixos (corpo, representação, grupo e cultura), O Passo introduziu no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura d'O Passo. O Passo não trabalha visando este ou aquele tipo de realização. Ele trabalha com a construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta, não apenas para os ritmos e os sons, mas para a rítmica como um todo e para uma real aproximação com o universo sonoro.
Lucas Ciavatta, músico formado pela UNIRIO e Mestre em Educação pela UFF, é o criador do método de Educação Musical O Passo e diretor do grupo de percussão e canto BLOCO DO PASSO. É professor de Música do Colégio Santo Inácio (RJ), da Escola do Auditório Ibirapuera (SP), do Projeto TIM Música nas Escolas (RJ), do Westminster Choir College (EUA) e do Conservatório Brasileiro de Música (CBM). É também coordenador pedagógico da Escola de Música Maracatu Brasil (RJ). Desde 1996, quando criou O Passo, tem viajado pelo Brasil (Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) realizando oficinas e cursos para divulgação e ampliação d'O Passo.
18 a 22/10
corpo : som : palavra : imagem – ministrada por Ricardo Aleixo/MG. Oficina teórico-prática de Literatura/Performance (20 vagas)
Local: a definir 14h às 17h
Público-alvo: interessados em geral
Atenção: para esta atividade, os interessados deverão apresentar currículo e carta de intenções, explicando porque desejam participar da oficina.
Por meio de explanações teóricas, relatos e exercícios individuais e coletivos, a oficina tem como objetivo propiciar aos participantes a experiência de construção das passagens entre os códigos que compõem o sempre instável “livro-ambiente” que é a performance intermídia.
Ricardo Aleixo, poeta, artista visual e sonoro, compositor, performador, ensaísta, editor e consultor de conteúdo para projetos editoriais em mídia impressa e eletrônica, exposições e mostras. Publicou, entre outros, os livros Trívio, Máquina Zero e Céu inteiro. Tem no prelo a coletânea Modelos vivos, produzida com recursos da Bolsa Petrobras Cultural/2008. Como solista ou integrante da Cia. SeráQuê? e do Combo de Artes Afins Bananeira-ciência, já se apresentou na Argentina, na Alemanha, em Portugal, na França e nos EUA. Desde julho de 2007 concentra suas atividades de criação e pesquisa no LIRA (Laboratório Interartes Ricardo Aleixo/Liga de Invenção da Resistência Ativa), onde também oferece oficinas, cursos e aulas particulares nas áreas em que atua. É professor de Design Sonoro na universidade Fumec.
linha/objeto/paisagem: a construção de livro de artistas - ministrada por Simone Barreto (15 vagas)
Local: Capitania de Arte. 14h às 17h
Público-alvo: mulheres moradoras do entorno do Centro Dragão do Mar, na faixa etária de 35 a 75 anos.
Produção de criações artísticas em diálogos com as mulheres do entorno que estão dentro da faixa etária de 35 a 75 anos. Livros-de-artista serão produzidos durante encontros que terão a metodologia de oficinas de desenho, bordado e escrita. Tais livros-objetos apresentarão narrativas de vida, sonhos e desejos, além de imagens que serão construídas a partir do repertório que cada uma carrega.
A oficina pretende tratar de maneira prática e teórica de artes visuais, exercícios de escrita, de leitura e apropriação da história do lugar pelos próprios indivíduos habitantes e construtores da comunidade.
LIVE ART: happenings, performances e hibridismos - ministrada por Luana Veiga
Local: a definir. De 14 às 17 horas.
Público-alvo: adolescentes e adultos interessados sobre o tema, com nível de conhecimento intermediário sobre o assunto, preferencialmente os que estudem ou trabalhem em áreas afins.
A oficina sobre Live Art pretende apresentar e discutir propostas artísticas que utilizam o corpo como matéria da arte, a partir de um ponto de vista histórico, sob três abordagens principais: happenings, performances e body-art, incluindo nelas outras experimentações derivantes como vídeo e foto-performances, implantes cibernéticos, etc. Serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas para a estimulação e reflexão crítica sobre a produção artística contemporânea.
São objetivos da oficina, além de sensibilizar os participantes sobre os amplos aspectos relacionados à live art:
- Estimular a reflexão crítica da produção artística e cultural contemporânea;
- Apresentar propostas artísticas que utilizam o corpo como matéria da arte;
- Estabelecer relações entre uma arte considerada “erudita” (performances de artistas legitimados) e ações estéticas cotidianas (tatuagens e modificações corporais feitas por pessoas comuns).
LIVE ART: happenings, performances e hibridismos - ministrada por Luana Veiga
Local: a definir. De 14 às 17 horas.
Público-alvo: adolescentes e adultos interessados sobre o tema, com nível de conhecimento intermediário sobre o assunto, preferencialmente os que estudem ou trabalhem em áreas afins.
A oficina sobre Live Art pretende apresentar e discutir propostas artísticas que utilizam o corpo como matéria da arte, a partir de um ponto de vista histórico, sob três abordagens principais: happenings, performances e body-art, incluindo nelas outras experimentações derivantes como vídeo e foto-performances, implantes cibernéticos, etc. Serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas para a estimulação e reflexão crítica sobre a produção artística contemporânea.
São objetivos da oficina, além de sensibilizar os participantes sobre os amplos aspectos relacionados à live art:
- Estimular a reflexão crítica da produção artística e cultural contemporânea;
- Apresentar propostas artísticas que utilizam o corpo como matéria da arte;
- Estabelecer relações entre uma arte considerada “erudita” (performances de artistas legitimados) e ações estéticas cotidianas (tatuagens e modificações corporais feitas por pessoas comuns).
20 e 21/10
Artes, Museus e Temas Transversais – ministrada por Núbia Agustinha – Oficina teórica de Artes Visuais (20 vagas)
Local: Capitania de Arte e Cultura, 14h às 17h
Público-alvo: Professores e interessados em geral.
25 a 29/10
Fotografia na Escola – ministrada por Miguel Chikaoka/PA – Oficina prática de Fotografia (15 vagas)
Local: Capitania de Arte e Cultura 9h às 12h
Publico-alvo: educadores em geral, com preferência para professores da rede pública.
Reunindo práticas educativas desenvolvidas ao longo dos ultimos anos pela Fotoativa, esta oficina visa apresentar e discutir as possibilidades da fotografia na educação.
Inspiradas na leitura da natureza física da luz e do seu universo simbólico, as atividades propostas nesta oficina buscam promover a articulação e a integração de diversas disciplinas visando constituir alternativas pedagógicas potencializadoras de processos de produção do conhecimento.
Inspiradas na leitura da natureza física da luz e do seu universo simbólico, as atividades propostas nesta oficina buscam promover a articulação e a integração de diversas disciplinas visando constituir alternativas pedagógicas potencializadoras de processos de produção do conhecimento.
26 a 29/10
Autenticidade, comunidade, povo: a canção popular no Nascimento da Tragédia – ministrada por Henry Burnett/SP – Curso teórico de Filosifia/Música (50 vagas)
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Público-alvo: interessados em geral
Ao desenvolver, em seus escritos de juventude, uma teoria da canção popular (Volkslied), cujo núcleo pode ser identificado no capítulo 6 de O nascimento da tragédia, Nietzsche ecoava uma discussão antiga – que remontava pelo menos até os pré-românticos do movimento Tempestade e Ímpeto – a respeito do princípio gerador da arte. A discussão sobre o traço instintivo e o desenvolvimento consciente das criações artísticas foi alvo de grandes debates na Alemanha e na Europa. Neste curso, pretendemos retomar não apenas a discussão em seu momento histórico, focada nas questões estéticas do século XIX e na herança de autores como Hamann e Herder sobre Nietzsche. Tentaremos também deslocar essas clássicas reflexões estéticas para uma discussão acerca da hegemonia da canção popular na história da música do Brasil. Não se trata de uma transposição simples. Nietzsche constantemente tomava exemplos retirados do que chamaríamos ainda hoje, pelo menos no Brasil, de folclore, ou ainda, de cultura popular. Essa permanência de elementos míticos nas referências de Nietzsche é o liame principal por onde podemos discutir conceitualmente esferas culturais hoje tão apartadas como a música tradicional, a música comercial e a música sinfônica e, ao mesmo tempo, rever o legado crítico de autores como Theodor Adorno e Mário de Andrade acerca da música popular.
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