HISTÓRIA SOBRE JOSÉ ALCIDES PINTO COM ROTEIRO DE DELLANO RIOS. FONTE: REVISTA ENREDO/DIVULGAÇÃO
Há várias décadas, as histórias em quadrinhos deixaram de ser apenas um passatempo infantil, para passarem a figurar dentre as referências obrigatórias da cultura pop. Seus personagens e traços rompem os limites das páginas impressas e ditam norma para o cinema, por exemplo. Ao mesmo tempo que as HQs expandiram seu público, elas também se multiplicaram enquanto possibilidades de narração. Assim, elas tornaram-se um campo em que podem conviver histórias de perfil mais sombrio, cômico, histórico ou mesmo educativo.
Diante de tantos caminhos, um bom começo é entender as ferramentas básicas de uma boa HQ: o desenho e o roteiro. Essa iniciação será o foco da Oficina de Quadrinhos, promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O jornalista Dellano Rios vai ministrar a atividade, cuja data será anunciada em breve.
A oficina, segundo Dellano, vai tratar de aspectos que estão além da concepção visual das histórias, abrangendo a construção de roteiros específicos para o meio. A proposta é articular sessões dedicadas ao desenho, à quadrinhização (processo em que se faz o desenho específico para os quadrinhos, seguindo o layout determinado pelo roteiro), roteiro e argumento (a história “crua”).
A proposta da atividade é permitir um aperfeiçoamento técnico de quem já desenha e capacitar essas pessoas para a produção de roteiros. A oficina é direcionada aos jovens do entorno do Centro Dragão do Mar.
Dellano Rios é monitor da Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará e redator do Jornal Diário do Nordeste.
Serviço
Oficina de quadrinhos, com Dellano Rios
Oficina promovida pelo Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar
Local: Capitania de Arte (Centro Dragão do Mar).
Nova data será anunciada em breve.
Inscrições
Baixe a ficha de inscrição no site do Centro Dragão do Mar e a envie, preenchida, para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem retorno por email.
Nenhum comentário:
Postar um comentário