terça-feira, 12 de outubro de 2010

Programa Arte e Território realiza primeiro seminário com Lucas Ciavatta

CIAVATTA (À ESQUERDA) EM AULA DO MÉTODO O PASSO. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia um novo ciclo de seminários neste sábado (16). É o Programa Arte e Território, que vai trazer nomes de referência na interseção entre educação e arte. O ciclo se inicia com a palestra do criador do método de aprendizagem musical "O Passo", Lucas Ciavatta. A palestra, aberta ao público em geral, acontece no Espaço Unibanco do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 9 horas. Logo em seguida, haverá debate com os presentes.

Em sua fala, Ciavatta vai tratar do encontro entre professor e aluno, na perspectiva das descobertas que tem feito a partir do desenvolvimento de seu método de aprendizagem musical. Ciavatta defende a importância de fatores como a posição assumida por professor e aluno no diálogo entre ambos, além das referências e ferramentas de que cada um dispõe ao longo do processo.

O palestrante vai apresentar algumas das lições obtidas com O Passo, método de educação musical criado por Ciavatta em 1996 e hoje em dia utilizado por diversos professores no Brasil e no Exterior. Preocupado com a ausência de recursos comum a diversos ambientes escolares no Brasil, ele desenvolveu um método que privilegia o uso do corpo como ferramenta de aquisição de noções sobre ritmo e som.

Lucas Ciavatta é músico formado pela UNIRIO e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Dirige o grupo de percussão e canto BLOCO DO PASSO. É professor de Música do Colégio Santo Inácio (RJ), da Escola do Auditório Ibirapuera (SP), do Projeto TIM Música nas Escolas (RJ), do Westminster Choir College (EUA) e do Conservatório Brasileiro de Música (CBM).

Serviço
Programa Arte e Território - palestra e debate com Lucas Ciavatta (RJ)
Sábado, 16 de outubro, às 9 horas
Local: Espaço Unibanco do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - sala 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário