segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As oficinas de novembro

O Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura divulga a relação de oficinas confirmadas para novembro.  Ainda há algumas atividades que deverão ser confirmadas nos próximos dias. Por isso, acompanhe o blog para saber dessas inclusões.


Para se inscrever nas oficinas, baixe a ficha de inscrição no site do Centro Dragão do Mar e a envie para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br.

01 a 06/11

PULSO-PRESENÇA - Um jeito de fazer tradicional e o contemporâneo - ministrada por Helder Vasconcelos
Oficina prática de Dança  e Laboratório de Criação (20 vagas)
Local: Teatro das Marias, 14h às 17h (Oficina) e 18h às 20h (Laboratório de Criação)

Público-alvo: Músicos, atores, dançarinos e interessados em artes cênicas e tradicionais.

“Primeiro do que tudo, antes de mais nada, a gente tem que procurar dentro. Onde fica guardado o que só a gente tem. E o que a gente tem é o que temos de melhor.”
É com esse material que a oficina quer mexer.
“A tradição popular é uma escola. Um jeito de fazer que tem por natureza uma integração com a natureza do que somos.”
É com esse jeito de fazer que a oficina trabalha.
“Estar em cena com todo seu potencial pessoal, único e particular, gerando a possibilidade que algo aconteça entre você e o público.”
É com o que a oficina quer colaborar.
Na tradição, música, dança e teatro nascem de um mesmo impulso. PULSAÇÃO. Princípio gerador de um estado, uma PRESENÇA, que nos situa no aqui e no agora e que pode ser utilizado em qualquer contexto.
Atender uma necessidade pessoal e buscar o que temos de mais particular é o que nos situa no contexto contemporâneo.
A tradição nos dá o TRILHO pra essa busca. Trilho para uma viagem pro interior... de nós mesmos. A oficina é pra construir esse trilho. A viagem é com cada um.

OBSERVAÇÃO: não é necessária inscrição para o Laboratório de Criação. O artista permanecerá no espaço após a oficina, onde trocará ideias com artistas locais, acerca de seus trabalhos.

Helder Vasconcelos é músico, ator e dançarino, formado nas tradições do Cavalo Marinho (teatro popular, tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e do Maracatu Rural (cortejo ligado ao carnaval pernambucano). É um dos fundadores do grupo musical Mestre Ambrósio, com quem trabalhou por onze anos, tocou nos principais palcos no Brasil e no exterior e gravou três cds. Estuda a arte do ator com o grupo Lume Teatro, de Campinas-SP. Desse contato surgiu a direção de sua primeira montagem teatral, "Espiral Brinquedo Meu", assinada por Carlos Simioni, Renato Ferracini e Ana Cristina Colla. Seu segundo solo, "Por Si Só", foi contemplado pelo "Projeto Rumos de Dança Contemporânea" do Instituto Itaú Cultural e dirigido por Armando Menicacci, especializado em dança e novas tecnologias. Participou de festivais e projetos de dança, teatro e música no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão.

01 a 06/11

Vivencias em Bonecos e Teatro – Módulo I – ministrada por Ângela Escudeiro
Oficina teórica-prática de Teatro (20 vagas).
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 9h às 12h
Público-alvo: interessados em geral.

Neste primeiro módulo, a oficina trabalhará a origem do teatro e do Cassimiro Coco/Mamulengo, alem de noções sobre elementos e técnicas de teatro de bonecos.

Ângela Escudeiro é bonequeira e atriz. Escritora e arte-educadora. Diretora e Produtora Cultural. Graduada em Letras pela UECE. Pós–Graduada em Arte e Educação pelo CEFET. Diretora Artística do Grupo Bonecos e Mamulengos. Cursos com a Escuela Internacional de Teatro de la América Latina Y EL Caribe – (EITALC) e com o Theatre du Soleil. Autora de 07 publicações de livros. Atualmente com 02 publicações no PRELO.  É membro da Academia Feminina de Letras do Ceará, cadeira 17.

03 a 05/11

Oficina de Quadrinhos - ministrada por Dellano Rios
Oficina prática de quadrinhos
Local: Capitania de Arte e Cultura, de 14 às 17 horas

Público-alvo: Desenhistas

A oficina vai tratar de aspectos que estão além da concepção visual das histórias, abrangendo a construção de roteiros específicos para o meio. A proposta é articular sessões dedicadas ao desenho, à quadrinhização (processo em que se faz o desenho específico para os quadrinhos, seguindo o layout determinado pelo roteiro), roteiro e argumento (a história “crua”). A proposta da atividade é permitir um aperfeiçoamento técnico de quem já desenha e capacitar essas pessoas para a produção de roteiros. A oficina é direcionada aos jovens do entorno do Centro Dragão do Mar.

Dellano Rios é monitor da Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará e redator do Jornal Diário do Nordeste.

08 a 12/11

Vivencias em Bonecos e Teatro – Módulo II – ministrada por Ângela Escudeiro

Oficina teórica-prática de Teatro (20 vagas).
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 9h às 12h

Público-alvo: interessados em geral, que tenham participado do módulo I.

No segundo módulo, a oficina trabalhará a utilização do boneco na brincadeira de teatro, jogos dramáticos e o processo de criação da personagem e do boneco.

Ângela Escudeiro é bonequeira e atriz. Escritora e arte-educadora. Diretora e Produtora Cultural. Graduada em Letras pela UECE. Pós–Graduada em Arte e Educação pelo CEFET. Diretora Artística do Grupo Bonecos e Mamulengos. Cursos com a Escuela Internacional de Teatro de la América Latina Y EL Caribe – (EITALC) e com o Theatre du Soleil. Autora de 07 publicações de livros. Atualmente com 02 publicações no PRELO.  É membro da Academia Feminina de Letras do Ceará, cadeira 17.


08 a 12/11

Orientação de Estudos para o curso Museu Patrimônio de Todos – ministrada por Bianca Ziegler de Souza

Oficina teórica de Artes Visuais (20 vagas).
Local: Memorial da Cultura Cearense, 14h às 17h

Público-alvo: somente alunos do projeto Museu Patrimônio de Todos.

A Oficina tem o objetivo de relacionar os assuntos discutidos durante o curso com atividades práticas como a realização de roteiros turísticos e visitas a espaços culturais.

Bianca Ziegler é graduanda em Arquitetura e Urbanismo, desenvolve atividades com Educação em Museus e espaços culturais. Foi educadora do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Museu do Eclipse em Sobral. Fez estágio na Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

08 a 12/11

Eu / outro:  relações / literatura e artes visuais – ministrada por Érica Zíngano

Oficina teórica de Artes Visuais (20 vagas).
Local: SESC SENAC IRACEMA, 18h30min às 21h30min

Público-alvo: interessados em geral.

O curso irá apresentar diferentes perspectivas, literárias e artísticas, para a abordagem do EU e do OUTRO a partir do século XX, quando a Modernidade passou a problematizar a questão da autoria. Serão privilegiados alguns autores portugueses, dentre os quais: Fernando Pessoa e heterônimos, Maria Gabriela Llansol e Gonçalo M. Tavares. Nas artes visuais, serão discutidos trabalhos de alguns artistas que se aproximaram dessas questões, como Marcel Duchamp, Dora Longo Bahia, Rosangêla Rennó, Yuri Firmeza, dentre outros.  Alguns dos tópicos que atravessarão nossas conversas também serão puxados pelas palavras: assinatura / comunidade / bairro / coletivo / identidade / relação / limite / corpo / apagamento / distância / diluição / multiplicação.

Érica Zíngano é artista visual, graduou-se em Letras (Português-Francês-Literaturas) na  Universidade Federal do Ceará (1999-2004), onde também concluiu o Curso de Especialização em Estudos Literários e Culturais (2005-2006), pesquisando, sob o enfoque teórico de Roland Barthes, a escrita fragmentária de Clarice Lispector em Água Viva.  Atualmente, cursa o mestrado em Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo, estudando percursos do EU no drama-poesia  da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol (1931-2008), além de integrar a comissão editorial da Revista Desassossego (Revista eletrônica de alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Portugueses da Universidade de São Paulo).

08 a 12/11

Oficina do Gesto - Consciência e Presença Cênica na Criação – ministrada por Suely Machado/MG
Oficina prática de Dança (20 vagas)
Local: SESC SENAC Iracema (Sala de Dança), 15h às 18h

Público-alvo: bailarinos, atores, músicos, todos que se interessarem pelo estudo do corpo presente em cena.
O curso tem como foco trabalhar o indivíduo em sua singularidade, buscando maior domínio e consciência do movimento, instigando e ampliando suas possibilidades para improvisação e criação. Busca sensibilizar o estado de consciência e a capacidade de escuta, ampliar a atuação do  gesto no espaço em diferentes dinâmicas com enfoque no trabalho das articulações e na fluidez do movimento. Trabalhar através do rolamento do corpo no solo o peso, o apoio as  possibilidades de movimentação pela fluidez do movimento e sua integração com os sistemas orgânicos. O trabalho exercita a preparação cênica do bailarino através de práticas e jogos que estimulam o ritmo, a concentração, a ocupação do espaço e a participação no coletivo. Através de estímulos e propostas cênicas criar condições para a criação e reflexão da dança no coletivo e na individualidade.

Suely Machado é bailarina, professora, coreógrafa e diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, há 22 anos e do Centro de Danças Primeiro Ato, ha 28 anos. Dirigiu desde então, 15 espetáculos com o Grupo Profissional e 25 trabalhos de finalização de curso dos alunos do Centro de Dança Primeiro Ato. Dirige  o Projeto Socia " Dançando na Escola" em dois aglomerados de Belo Horizonte. Presidente da UNIDANÇA ( Associação Artística e Acadêmica do Estado de Minas Gerais). Atualmente trabalha na Assistencia de Direção do Musical Saltimbancos com Direção do Ator e Diretor Carlos Gradim.


08 a 12/11

Iniciação à Fotografia– ministrada por Sheila Oliveira

Oficina teórico-prática de Fotografia (20 vagas).
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 14h às 18h

Público-alvo: interessados em geral.

A atividade tem como objetivo tornar a fotografia acessível a todos os que estejam dispostos a enxergar a vida de forma diferente. A idéia é proporcionar ao aluno, de maneira igualitária, o conhecimento e a prática da arte de fotografar e possibilitar uma melhor utilização dos recursos técnicos de sua câmera digital compacta. A oficina vai passear pela história da fotografia e seus princípios teóricos. No entanto, todas as aulas serão focadas em exercícios práticos, com pelo menos um terço de aulas de campo.

Sheila Oliveira é fotógrafa profissional, com formação na escola Foximage, de Paris. É especialista em Fotojornalismo na Escola Focus, de São Paulo. Trabalhou na Folha de S. Paulo e Agence France Presse (AFP), em Paris. É autora do livro "Caranúba: a árvore que arranha" (2006) e participou de "Ceará Terra da Luz" (2006). Já teve imagens Imagens publicadas nas revistas Indústria Imobiliária, Urbs, D.O, Leitura, Inside Brasil e Casa Cor, além do Almanaque Brasil Socioambiental 2007.

08 a 12/11

Criando Imagens para a Cena - ministrada por Marina Carleial

Oficina teórico-prática de Figurino (20 vagas).
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 9h às 12h

Público-alvo: interessados em geral.

O que é um figurino? Para quê serve? Como criá-lo? Existem classificações? Como escolher as cores, formas e materiais? Qual a relação entre figurino e moda? Este curso está baseado na pesquisa intitulada “O que veste o corpo que dança?” realizada e apresentada ao Curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará, onde proponho estudar figurino dentro do universo das artes cênicas, especificamente, da dança. O estudo aqui proposto tratará seu objeto por diversas lentes articulando-as e mostrando suas interdependências, ligando os conceitos de arte e moda numa cadeia de sentidos relacionados e sempre valorizando a natureza qualitativa do processo em seus aspectos subjetivos e estéticos.

Marina Carleal é formada em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará. Realiza a formação técnica em dança através do projeto do Governo do Estado: Colégio de Dança do Ceará (2001-2002).  Participou como bailarina do I Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, em Salvador, Bahia (2002). Em 2003, propõe o espetáculo Música para as Rosas e trabalha com o Projeto de Extenção Vixe! Grupo de Dança, dentro da Faculdade de Psicologia da UFC. Trabalhou com o coreógrafo francês Rachid Ouramdane em uma residência coreográfica e produziu o espetáculo LIMITES no ano de 2004.  Foi presidente da Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará – PRODANÇA. Agraciada pelo Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará para a montagem do espetáculo Compartir em 2010.

16 a 19/11

Vivencias em Bonecos e Teatro – Módulo II – ministrada por Ângela Escudeiro

Oficina teórica-prática de Teatro (20 vagas).
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 9h às 12h

Público-alvo: interessados em geral, que tenham participado dos módulos I e II.

No terceiro módulo, a oficina trabalhará técnicas de manipulação, confecção e construção do espetáculo. 

Ângela Escudeiro é bonequeira e atriz. Escritora e arte-educadora. Diretora e Produtora Cultural. Graduada em Letras pela UECE. Pós–Graduada em Arte e Educação pelo CEFET. Diretora Artística do Grupo Bonecos e Mamulengos. Cursos com a Escuela Internacional de Teatro de la América Latina Y EL Caribe – (EITALC) e com o Theatre du Soleil. Autora de 07 publicações de livros. Atualmente com 02 publicações no PRELO.  É membro da Academia Feminina de Letras do Ceará, cadeira 17.

16 a 19/11

A Fotografia nas Artes Visuais – ministrada por Solon Ribeiro

Oficina teórica de Artes Visuais/Fotografia (20 vagas).
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 14h às 17h

Público-alvo: interessados em geral.

A fotografia moderna parece estar encerrando seu ciclo de criação, com o hibridismo na contemporaneidade diluem-se as fronteiras entre fotografia e arte, não só por meio de um conjunto de distintas linguagens em influência mútua, mas também de diferentes discursos, e de suportes heterogêneos. Os termos “apropriação” e “ apropriacionismo” surgiram como indicativos de mais uma modalidade artística no fim dos anos 70. Eles sintetizavam a produção se uma serie de artistas que tentavam, de alguma maneira – e por via, sobretudo da fotografia- dar conta e explicitar as modificações que a proliferação das imagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa causava na sensibilidade contemporânea. Implícita ou, pelo menos, muito próxima á pratica da apropriação estaria a pratica do colecionismo, que muitos artistas, durante todo o século passado, iriam usar como estratégia para desestruturar os conceitos da arte instituída. O curso visa discutir a estética da fotografia não documental e sua evolução até a fotografia contemporânea, abordando diálogos que se efetuaram com outras formas artísticas na busca da invenção de uma nova arte. O programa parte da Fotografia Dadaísta e segue com os seguintes temas: Fotografia Surrealista, A Fotografia no movimento Pop Arte, Fotografia conceitual, Foto instalação e Identidade/Não identidade: A Fotografia Hoje.

Solon Ribeiro vive e trabalha em Fortaleza, é artista visual, professor e curador, formado em comunicação e arte pela L’ École Superieure des Arts Décoratifs de Paris (França, 1990). Autor do livro: Lambe- Lambe Pequena Historia da fotografia popular.

16 a 19/11

Narrativas Urbanas Ilustradas em Zines – Módulo I – ministrada por Fernanda Meirelles

Oficina teórico-prática de Fanzine
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 18h30 às 21h30
Público-alvo: interessados em fanzines.

O primeiro módulo da oficina tem os seguintes objetivos:
- Apresentar experiências narrativas da cidade em fanzines através de contato direto com as obras e seus contextos.
- Refletir sobre a importância dessas narrativas pessoais e como se propagam.
- Instigar a produção de narrativas pessoais sobre a cidade.

Fernanda Meirelles é graduada em Letras e especialista em Arte-Educação. É diretora geral da ONG Zinco- Centro de Estudo e Pesquisa e Produção em Mídia Alternativa. Pesquisa fanzines pelo Brasil e pelo mundo todo, produz fanzines e ministra oficinas na área há 10 anos. É uma das organizadoras do Zine-se, evento de encontro e troca de zines.

18 e 19/11

Museu vai à Escola – ministrada por Núbia Agustinha
Oficina teórica de Artes Visuais (20 vagas)
Local: Capitania de Arte e Cultura, 14h às 18h

Público-alvo: Professores e interessados em geral.

A ideia de fazer dos museus espaços de aprendizado norteia a ação do Projeto Museu Vai à Escola, uma iniciativa do Memorial da Cultura Cearense, em parceria com o Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar. O Projeto Museu Vai à Escola é uma ação de caráter continuo que visa a manter práticas educativas por meio do diálogo entre professores e alunos do ensino regular e o MCC. A atual edição do Museu Vai à Escola volta suas atenções às escolas de ensino fundamental e médio do entorno do CDMAC e da rede municipal de ensino da cidade de Maracanaú. Ao todo, quatro educadores, um coordenador e uma pesquisadora atuam no projeto.

Núbia Agustinha Santos é artista plástica e educadora. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004), especialista em Arte-educação pela FA7 (2007) e mestre em Educação Brasileira (UFC). Como artista plástica, dedica-se a arte da gravura. Possui experiência de docência no ensino de arte na educação infantil e ensino fundamental.

22 a 26/11

Arte Moderna – ministrada por Solon Ribeiro

Oficina teórica de Artes Visuais (20 vagas).
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 14h às 17h

Público-alvo: interessados em geral.

Neste modulo abordaremos questões pertinentes a formação da arte moderna procurando descrever o panorama da arte moderna por meio de seus temas mais pungentes e seus principais representantes em contraponto a outros períodos da arte, com articulações entre questões e textos do período moderno com a contemporaneidade. Alguns temas abordados: a racionalização do espaço; a crise da representação e a arte da expressão; abstracionismo geométrico e informal; o irracional e o sonho; arte americana.

Solon Ribeiro
vive e trabalha em Fortaleza, é artista visual, professor e curador, formado em comunicação e arte pela L’ École Superieure des Arts Décoratifs de Paris (França, 1990). Autor do livro: Lambe- Lambe Pequena Historia da fotografia popular.

22 a 26/11

Arte conceitual, parangolés e outros bichos – ministrada por Thereza Rocha/RJ

Oficina teórica de Estetica (20 vagas).
Local: Alpendre, 18h30min às 21h30min.

Público-alvo: interessados em geral.

Partindo do seminal artigo Art and Objecthood de Michael Fried e da Partilha do Sensível de Jacques Rancière, algumas chaves para discussão de Arte e Política. Para longe da objetualidade do meio, a vigência da arte conceitual hoje na construção de ações necessárias e abertura de novos campos de possível

Thereza Rocha é pesquisadora de dança, diretora e dramaturgista. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO com o projeto de tese Por uma (des)ontologia da dança em sua (eterna) contemporaneidade. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ com a dissertação De Artaud a Pina Bausch: a história da invenção de um novo corpo. Professora dos cursos superiores de dança e de teatro do Centro Universitário da Cidade - UniverCidade. Premio Funarte Klauss Vianna 2008 para a montagem do espetáculo 3 Mulheres em um Café: uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch (Espaço SESC/Rio de Janeiro, 2010). Colunista do portal idança.net (www.idança.net).

22 a 26/11

Narrativas Urbanas Ilustradas em Zines – Módulo II – ministrada por Ramon Cavalcante

Oficina teórico-prática de Fanzine
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 18h30 às 21h30
Público-alvo: interessados em fanzines.

O segundo módulo da oficina tem os seguintes objetivos:
- Apresentar linguagens visuais impressas que possam complementar as narrativas produzidas.
- Experimentar diferentes formas de ilustração (quadrinho, desenho, colagem, arte-xerox, xilogravura, fotografia, infogravura, etc)
- Produzir coletivamente um zine composto destas narrativas e de suas ilustrações.

Ramon Cavalcante é desenhista e jornalista. Trabalha com quadrinhos desde 2004, como fundador do projeto de extensão “Oficina de Quadrinhos – UFC”, que ministra cursos gratuitos para a comunidade desde então. Publicou algumas histórias de sua autoria na internet (www.mojobooks.com.br e www.zudacomics.com), uma série de quadrinhos no jornal O Povo, além da primeira edição da revista PIUM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário