segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Helder Vasconcelos traz oficina e laboratório a Fortaleza

HELDER PRETENDE ALIAR TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. FOTO: MARINA CAVALCANTE

As lentes da tradição popular podem ajudam a revelar experiências pessoais, capazes de se traduzirem em arte. O multiartista Helder Vasconcelos tem partilhado dessa crença com o público de seus espetáculos e atividades, espraiadas sobretudo pela dança, pelas artes cênicas e pela música. A partir desse olhar sobre a criação artística, Helder traz a Fortaleza "Pulso-Presença - um jeito de fazer tradicional e contemporâneo", dupla de atividades composta de oficina e laboratório de criação. Ambas acontecem de 1º a 5 de novembro, no Café Teatro das Marias (Rua Senador Almino, 233A).

A oficina vai de 14 às 17 horas e o laboratório de criação de 18 às 20 horas. As atividades são voltadas a músicos, atores, dançarinos e interessados em artes cênicas e tradicionais. Ao todo, 20 vagas são oferecidas para a oficina, que requer inscrição prévia dos interessados. Já o laboratório é um espaço aberto para artistas locais discutirem suas criações com Helder Vasconcelos.

“Primeiro do que tudo, antes de mais nada, a gente tem que procurar dentro. Onde fica guardado o que só a gente tem. E o que a gente tem é o que temos de melhor”, diz Helder, sobre a matéria-prima das criações artísticas que pretende potencializar durante suas atividades. Ele defende que cada artista deve buscar seu potencial pessoal, a fim de possibilitar uma conexão com o público. Desse ponto de vista, a tradição serviria de caminho para o encontro dessas subjetividades individuais.

Helder Vasconcelos é músico, ator e dançarino, formado nas tradições do Cavalo Marinho (teatro popular, tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e do Maracatu Rural (cortejo ligado ao carnaval pernambucano). É um dos fundadores do grupo musical Mestre Ambrósio, com quem trabalhou por 11 anos, tocou nos principais palcos no Brasil e no exterior e gravou três CDs.

Seu segundo espetáculo solo, "Por Si Só", foi contemplado pelo "Projeto Rumos de Dança Contemporânea" do Instituto Itaú Cultural. Participou de festivais e projetos de dança, teatro e música no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Participa do grupo Lume de Teatro.

Trecho de Por Si Só, espetáculo de Helder Vasconcelos



Serviço
Pulso-Presença - um jeito de fazer tradicional e contemporâneo, com Helder Vasconcelos
Oficina (20 vagas) e laboratório de criação
De 1º a 5 de novembro, no Café Teatro das Marias - Rua Senador Almino, 233A - Praia de Iracema
Oficina: de 14 às 17 horas. Laboratório de criação: de 18 às 20 horas

Inscrições
Para se inscrever, envie ficha de inscrição para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Os selecionados recebem resposta por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário