sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nova oficina com Armando Menicacci

O Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura divulga mais uma oficina confirmada para o mês de setembro. Corpo e novas tecnologias com Isadora 1.3. Video em interactividade tempo real é o título da atividade que Armando Menicacci realizará entre 13 e 14 de setembro, de 9 às 13 horas, no Alpendre.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição (download aqui) e enviá-la para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br. Para esta oficina, os participantes deverão levar laptop. São 15 vagas disponíveis.

Segue abaixo um briefing da oficina.

Corpo e novas tecnologias com Isadora 1.3. Video em interactividade tempo real

Local: Alpendre
Período: 13 e 14/09
Horário:  9h às 13h

Nesse curso vamos dar uma introdução a Isadora 1.3 programa desenvolvidos por Mark Coniglio que permite o controle de qualquer coisa no espaço cénico partindo da corporeidade do interprete e/ou do espectador. Vamos aprender a simples programação desse programa com sensores ligados au corpo controlando o video, audio, luzes, vento, fumaça e outras ferramentas da cena em tempo real. Aprendendo a programação vamos também estudar sobre pontos teóricos ligados as poéticas tecnológicas: limiar (threshold), lógica desfocada (fuzzy logic), etc. Vamos também aprender a trabalhar com todo tipo de sensor para criar espectáculos ou instalações interactivas.

Armando Menicacci
Após seus estudos em dança  obteve um mestrado em musicologia e um doutorado sobre as relações entre a dança e as tecnologias numéricas na Universidade de Paris 8, onde fundou e dirige Médiadanse, laboratório de pesquisa, criação e pedagogia em dança e tecnologias numéricas. Ele é profesor de relações entre arte e novas medias na EMA, Ecole Media Art (www.emafructidor.com). Com Christian Delecluse, fundou digitalflesh : corpo, gesto e máquinas sensíveis (www.digitalflesh.org), um laboratório de pesquisas plásticas, musicais, cênicas e tecnológicas em torno do espetáculo vivo. Paralelamente à sua atividade de pesquisa e ensino, ele colabora, entre outros, com os coreógrafos Alain Buffard, Vincent Dupont, Rachid Ouramdame, Kondition Pluriel. Armando Menicacci desenvolve um trabalho de criação artística com as instalações interativas "Terra Incognita" (Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza, Brasil, 2005) e "Entrance" com Christian Delécluse (Paris, Observatório, 2006). Com  Alain Buffard, concebeu e realizou Under-score (site gerador de partituras de dança (www.under-score.info) que desenvolveu com Christian Delécluse em criação coreográfica: (Recife 2006, Paris 2007, Milão, Florianópolis, Istanbul, São Paulo, Praga 2008, Sevilla e Tunisi 2009).

Um comentário: