quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Setembro traz oficinas gratuitas em dança e cinema

Entre o movimento e a imagem. O Núcleo de Formação do Programa Dragão do Mar Educativo divulga o calendário de oficinas para o mês de setembro. Nessa rodada, composta de seis oficinas, o Núcleo privilegia audiovisual e dança.

A professora do curso de Educação Física e Artes Cênicas da Faculdade Social da Bahia, Márcia Santiago, ministra a oficina Cinesiologia Aplicada à Dança - O Corpo respirando movimento inteligente. Os encontros acontecerão de 15 às 17 horas, entre os dias 13 e 17 de setembro, no Sesc/Senac Iracema. A atividade é voltada a voltados a bailarinos, professores de dança e profissionais da área da saúde, com alguma experiência na área de dança.

Márcia Santiago tem Especialização (1990) e Licenciatura em Dança (1989) na Universidade Federal da Bahia. É certificada em Pilates pela Polestar Education/Physio Pilates em Pós-reabilitação e Fitness (2000) e em Gyrokinesis em (2007). Concursada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (1990), atuando na Escola de Dança da FUNCEB como coordenadora pedagógica no Curso de Educação Profissional em Dança e assistente de coreografia (1993/2003) e docente das disciplinas Cinesiologia Aplicada à dança, Pilates solo, dentre outros (1990/2010).

A oficina, com abordagem prática e teórica, será uma breve introdução dos fundamentos cinesiológicos da anatomia do movimento parcial e total e da postura corporal estática e dinâmica da dança, aplicando técnicas corporais e respiratórias específicas utilizando acessórios como elásticos, flex ring, pesos e bolinhas.

Também entre 13 e 17 de setembro, acontecerá no Alpendre a Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica), ministrada por Ricardo Marinelli (SC). O objetivo da oficina-laboratório é explorar estratégias para ampliar e desenvolver o potencial criativo e perceptivo do artista interessado em dança, corpo e movimento. Martinelli propõe investigar metodologias para diferentes processos de criação de coreografias.

A seleção para essa oficina será realizada mediante apresentação de currículo. Os encontros dessa oficina acontecerão de 14 às 17 horas, tendo como público-alvo performers, bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores em dança. O ministrante, Ricardo Marinelli, é artista, pesquisador e produtor em arte contemporânea.

A oficina Dançando com maiores de 50 será ministrada entre os dias 20 e 24 de setembro pela professora de Dança Contemporânea Eliana Madeira. A atividade tem como objetivo despertar o desejo de se movimentar além dos condicionamentos do cotidiano e das limitações da idade, gerando autonomia e bem-estar.

Os encontros acontecerão entre 15 e 17 horas, no Sesc/Senac Iracema, e são direcionados a mulheres e homens com mais de 50 anos. Eliana Madeira é graduada em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pós-graduada em Dança Elementar em Colônia, na Alemanha.

Entre 21 e 24 de setembro, Marcelo Ikeda ministra a oficina Introdução à Crítica Cinematográfica. De cunho teórico, a atividade contempla o papel e os lugares da crítica cinematográfica na atualidade. Os alunos poderão exercitar a veia crítica, ao fim da oficina, redigindo material sobre uma produção local. As aulas acontecerão no Alpendre, entre 15 e 18 horas.

O público-alvo desta atividade são pessoas interessadas em cinema, com alguma experiência no ofício da crítica. Para essa oficina, é necessária a apresentação de currículo. O ministrante, Marcelo Ikeda, é professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), e mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O coreógrafo Fauller ministra, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, a oficina Residência Corpo: Abrigo da Cidade. Mediante apresentação de currículo, podem se inscrever performers, bailarinos, coreógrafos e intérpretes-criadores em dança. As aulas serão no Sesc/Senac Iracema, das 14 às 17 horas.

A oficina articula estruturas coreográficas e o uso de equipamentos digitais (como câmeras e celulares) para pensar a relação entre dança e imagem. Fauller é diretor da Companhia Dita de dança, e atua desde 1999.

As possibilidades de realização audiovisual a partir da literatura estão no foco do realizador Fred Benevides, que ministra a oficina Transcriações: leitura e escuta, entre 27 de setembro e 1º de outubro. A atividade, de caráter teórico-prático, acontecerá no Sesc/Senac Iracema, de 14 às 17 horas. O público-alvo consiste em interessados em geral, com alguma experiência na área.

Fred Benevides é graduado em Comunicação Social pela UFC e formado pela Escola de Audiovisual de Fortaleza. Ministra cursos de formação em audiovisual.

Veja outras informações no site do Centro Dragão do Mar.

Serviço

Inscrições


Para se inscrever, envie email com ficha de inscrição anexa (download aqui) para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br, com nome completo, endereço, telefone e o nome da oficina que deseja se inscrever. Atente para a obrigatoriedade de currículo para algumas das oficinas.


Oficinas de setembro – Núcleo de Formação

Cinesiologia aplicada à Dança - O Corpo respirando movimento inteligente, com Márcia Santiago (BA)
25 vagas
Sesc/Senac Iracema
13 a 17/9 – 15 às 17 horas

Residência Dançando com nossas urgências (ou sobre uma poética autocoreográfica), com Ricardo Marinelli (SC)
20 vagas
Alpendre
13 a 17/9 - 14 às 17 horas

Dançando com maiores de 50, com Eliana Madeira (RJ)
20 vagas
Sesc/Senac Iracema
20 a 24/9 – 15 às 17 horas

Introdução à Crítica Cinematográfica, com Marcelo Ikeda
20 vagas
Alpendre
21 a 24/9 – 15 às 18 horas

Residência Corpo: Abrigo da Cidade, com Fauller

20 vagas
Sesc/Senac Iracema
27/9 a 1/10 – 14 às 17 horas

Transcriações: leitura e escuta – Módulo I /Roteiro, com Fred Benevides
20 vagas
Sesc/Senac Iracema
27/9 a 1/10 – 14 às 17 horas

Endereços

Alpendre
Rua José Avelino, 495 - Praia de Iracema

Sesc/Senac Iracema

Rua Boris, 90C - Praia de Iracema

Nenhum comentário:

Postar um comentário