sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tem arte no Parque

FOTO MARINA CALCAVANTE

A vivência de Cláudia Saldanha na Escola de Artes Visuais do Parque Lage começou ainda na década de 70, como aluna. Onde aprendeu, também ensinou. Foi professora na década de 80 e hoje é responsável pela gestão da Escola que é considerada uma das principais do País. Lugar de formação, mas também de informação. Ponto de encontro de artistas e dos que de alguma forma se identificam com a arte de ver e sentir.

"É curioso ter participado de várias formas e testemunhar o desenvolvimento da Escola", pontua. Mas nem tudo são flores. Cláudia faz questão de dizer que a Escola de Artes Visuais do Parque Lage pertence ao Governo do Estado do Rio e que ao longo dos anos 80 e 90 houve uma certa "privatização" de seus cursos e dinâmica "já que os governos não davam muita bola pra escola". 

Hoje a Escola oferece cerca de 60 cursos e Cláudia atribui aos "professores guerreiros" a permanência da escola em seu lugar de origem, o Parque Lage, pertencente a União, localizado no coração da Zona Sul do Rio. "Imagina o nível de pressão e estresse ao longo dos 35 anos de história para que a escola ficasse onde está", diz Cláudia.

Pelo menos pelos próximos 20 anos, a Escola de Artes Visuais continuará sendo no Parque Lage, graças a permissão do Governo Federal. E pela arte que venham mais 20 e mais 20...


IMAGEM DA EAV PARQUE LAGE

Saiba mais da Escola de Artes Visuais do Parque Lage aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário