sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Viajando com Raul Antelo

FOTO MARINA CAVALCANTE

Raul Antelo é profundo. Logo ciência e arte são colocadas na balança. "A ciência é pensamento sobre pensamento. O pensamento científico cria o pensável. Enquanto que a arte cria (...) o in-existente, a realidade do pensamento, a falta de concretude".

Deleuze, Koiev e Einstein. Um grande repertório para o desenvolvimento das ideias.
"O real não é produto do pensamento sobre o pensamento, mas a tentativa de representar a ideia pura."

Pura semiótica: "uma coisa é o registro do imaginário (o cru), outra, o registro do simbólico (da lei) e, outro, do real (que resiste à lei), aquilo que não cessa de se escrever."

Para finalizar a fala, Raul Antelo se utiliza de outro grande artista, Paul Klee, traduzido por Clarice Lispector:  "O artista foi jogado no mundo comum. E sai das situações por seus proprio meios, por isso pode ser mais feliz que o não criador". Para o artista o importante é "nem servir, nem dominar, somente transmitir."

P.S Só lembrando que o Museu de Arte Contemporânea tem obra de Paul Klee na exposição De Picasso a Gary Hill. Acesso livre

Um comentário:

  1. Por favor, gostaria de saber de onde foi tirada a citação de Raúl Antelo que aparece na postagem, sobre a arte como criadora do in-existente...
    Abraços alados e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir